Base aliada de Dilma tem mais homofóbicos do que a de Aécio

No total, 39 parlamentares contrários a LGBT apoiam petista. Outros 26 estão com Aécio

Publicado em 23/10/2014
Conclusão vem de estudo parlamentar realizada pela ABGLT e análise de coligações e apoios

Para ajudar a aprovar a criminalização da homofobia e cumprir sua promessa de campanha, Dilma Rousseff (PT) se eleita, terá de desagradar mais aliados no Congresso Nacional do que Aécio Neves (PSDB), seu adversário. A petista tem 39 parlamentares contrários aos direitos LGBT em sua base. O pessedebista, 26. 

Curta o Guia Gay Salvador no Facebook 

Os números vêm da análise das coligações e apoios de cada candidato cruzada com mapeamento feito pela Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), que constatou haver 65 parlamentares contra avanços legais pró-LGBT e 170 favoráveis. Outros 359 foram chamados de não mobilizados, incluídos aí por não terem posição pública a respeito da questão. 

Na coligação de Dilma, destacam-se o PRB, partido ligado à Igreja Universal do Reino de Deus, com 12 deputados e 1 senador adversários dos direitos LGBT, e o PR, com outros 9 parlamentares. O PSD contribui com 6 políticos. 

A coligação oficial de Aécio tem menos da metade de parlamentares homofóbicos na comparação com a da petista. São 16. O partido que mais contribui para esse número é o próprio PSDB, com seis integrantes. Em seguida vem o PTB, com 4. O número de inimigos na base de apoio de Aécio aumentou devido ao apoio, no segundo turno, do PSC, com 8 parlamentares, e do PV e do PSB, com 1 homofóbico cada. 

O cruzamento não levou em conta declarações pessoais de parlamentares, tais como o de Jair Bolsonaro (PP-RJ). A agremiação do parlamentar está na coligação de Dilma, mas ele declara voto em Aécio.

Tal escolha metodológica foi feita porque, na divisão de cargos e atribuições no Congresso Nacional, o que é levado em conta é a ligação oficial do partido como um todo. Há de ser observado ainda, que, definida as eleições, a base de apoio à candidatura presidencial vitoriosa pode mudar. 

Veja o número de integrantes adversários de LGBT na coligação de cada candidatura e nos apoios recebidos no segundo turno:

Dilma Rousseff:
Coligação: PT - 1 / PMDB - 3 / PSD - 6 / PP - 4 / PR - 9 / Pros - 1 / PDT - 2 / PRB - 13 

Aécio Neves:
Coligação: PSDB - 6 / SD - 3 / DEM - 2 / PTN - 1 / PTB - 4
Aliados no 2º turno: PSC - 8 / PV - 1 / PSB - 1


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.