Metade dos gays negros dos Estados Unidos serão diagnosticados com HIV. Ao menos é o que aponta estudo do Center of Disease Control and Prevention.
Curta o Guia Gay Salvador no Facebook
Para chegar a este dado, o instituto considerou diagnósticos e taxas de mortes entre 2009 e 2013 para projetar o risco de diagnóstico por HIV por sexo, raça e grupo de risco.
Pelo estudo, prevê-se que 1 em cada 6 gays norte-americanos contraim o HIV durante suas vidas - o que faz com que gays tenham 79 vezes mais chance de se infectar pelo vírus do que héteros.
Mais
>>> Gay com HIV tem visto de turista para a Austrália negado
>>> Modelos posam para calendário em ajuda à luta contra o HIV
Dentre os homossexuais de origem de hispânica o risco de de contrair HIV é de 1 a cada 4. Já dentre os brancos, o risco é de 1 em cada 11.
O estudo observou que os negros não fazem mais sexo inseguro que as outra etnias. Os motivos por terem risco mais elevado de contrair HIV é por maior prevalência na comunidade, o que representa aumento do risco de infecção em cada encontro sexual; falta de acesso aos cuidados de saúde; pobreza; e estigma.
No geral, a probabilidade de qualquer americano ser diagnosticados com HIV em qualquer momento da vida é de 1 em 99, uma melhoria em relação a um estudo anterior (com dados de 2004 a 2005) e o risco de diagnóstico do vírus era de 1 em 78 dentre qualquer americano, a despeito de sua orientação sexual.