Semur é pressionada a implantar logo Centro de Referência LGBT

Cobrança foi realizada em evento dentro da III Semana da Diversidade

Publicado em 16/09/2014

A necessidade que os LGBT de Salvador possuem em relação ao Centro de Referência LGBT da prefeitura é grande e deve ser logo atendida. 

Curta o Guia Gay Salvador no Facebook

A demanda foi apresentada em forma de cobrança no debate "Amparo e Proteção dos LGBT: centros de referência e sua ampliação de temas", realizado na terça-feira 16 dentro da III Semana da Diversidade, que antecede a 13ª Parada do Orgulho Gay da Bahia. 

Como integrante da mesa, a secretária municipal da Reparação (Semur), Ivete Sacramento, revelou que o prefeito da cidade, ACM Neto (DEM), solicitou que o centro de referência LGBT, que teve decreto assinado em maio, fosse inaugurado em 18 de setembro. Entretanto, ela explicou, a necessidade de cuidar de vários detalhes para que o centro seja o melhor possível impediu o cumprimento do prazo.

Houve problemas inclusive com o imóvel inicialmente desejado para sediar o serviço. Problema de documentação do proprietário da casa fez a questão voltar ao ponto inicial. Um novo local será procurado. Há ainda a necessidade de estruturar um comitê com participação da sociedade civil e sistemas de recebimento de denúncias por meio on-line. 

Frente a esse cenário, a cobrança por celeridade foi grande. Fundador do Grupo Gay da Bahia, Luiz Mott, como um dos palestrantes, exigiu mais determinação para que o centro seja logo aberto. "Não podemos esperar. A homofobia é questão séria e os LGBT precisam do centro". A coordenadora de Direitos Humanos da Defensoria Publica do Estado, que sediou o debate, foi na mesma linha. "Temos de agir para que essas fases sejam superadas. E não é preciso que tudo esteja pronto. Pode-se ir avançando aos poucos na realização do que for planejado."

Ficou acertado que nos próximos dias será marcada reunião para que seja discutida composição do comitê. O grupo cuidará das linhas gerais de definição do trabalho do serviço. 

 

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.