Um passeio pela história arco-íris de Salvador está agendado para o feriado de 7 de setembro e será conduzido por uma das personalidades brasileiras que mais tem sabedoria sobre o tema LGBT, o professor e antropólogo Luiz Mott.
Decano do movimento LGBT brasileiro e fundador do Grupo Gay da Bahia (GGB), Mott levará os participantes para uma jornada pelo centro da capital baiana durante o Free City Tour LGBT+.
Exímio conhecedor - e descobridor - de personagens históricos da comunidade, o antrópologo abordará figuras que viveram no período colonial em Salvador, tais como Felipa de Souza, uma das primeiras lésbicas condenadas pela Inquisição; Xica Manicongo, símbolo da luta de pessoas trans; e o governador-geral Diogo Botelho, que teria desafiado as normais sexuais da época ao se relacionar com outro homem.
Espaços que serviram de refúgio para LGBT na capital, como o Convento do Carmo, e de pontos de encontro, como a Praça da Sé, também serão visitados.
O "tour" inclui ainda casas e ruas por onde viveram LGBT importantes na cidade e bares, restaurantes e cafés voltados à comunidade que deixaram sua marca.
O passeio integra a "Semana da Diversidade" que antecede a 21ª Parada do Orgulho LGBT+ da Bahia, no domingo 8 de setembro.
O ponto de encontro para o city tour do dia 7 é a Praça Municipal, em frente ao Palácio do Rio Branco, às 14h.
O "tour" é gratuito e é preciso se inscrever pelo WhatsApp 71 98843-0100. Mais informações no site www.grupogaydabahia.com.br.