A efervescência arco-íris no mês da 14ª Parada Gay da Bahia, em setembro, vai ter muito debate. Dos dias 9 a 13, será realizado o I AcampAtrack - Encontro de Grupos e Coletivos pela Diversidade Sexual e de Gênero da Bahia.
Curta o Guia Gay Salvador no Facebook
A organização é do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFBA e do Coletivo Kiu, formado por alunos da instituição. Um dos pilares do evento é ir fundo na diversidade LGBT e tocar em questões tais como raça, classe social e religiosidade.
São esperados grupos, coletivos e integrantes de universidades estaduais, federais e particulares de Salvador e do interior da Bahia, explica o coordenador de Diversidade Sexual do DCE da UFBA, Felipe Doss.
Outro ponto importante, defende o estudante de Geografia, é o foco na educação. "Ela é essencial no combate a todas as formas de opressão. É necessário o desenvolvimento de ações que promovam a construção de uma sociedade justa e equânime e que garantam os direitos humanos."
Serão disponibilizadas áreas externas e salas de aula na UFBA para os participantes se instalarem. O nome do evento é a junção da palavra acampamento com a gíria gay "atrack", que quer dizer choque, babado ou confusão.
A programação final não foi divulgada, mas há algumas confirmações. "Integram as atividades o Festival Feshaação de Cultura e Arte e a Conferência Livre de Juventude LGBT, no dia 10, além da nossa participação na Parada Gay de Salvador, no último dia do evento", explica Felipe.