A saga de Lucas Penteado no BBB21, que terminou neste domingo 7 após sua desistência, foi abordada por diversas personalidades políticas abertamente LGBT.
Curta o Guia Gay Salvador no Facebook
O ator protagonizou o primeiro beio gay na noite do sábado 6 junto a Gilberto Nogueira ao assumir sua bissexualidade.
Mais
>>> Coletivos LGBT criticam Karol, Lumena e Pocah
>>> Após beijo gay histórico, Lucas desiste do BBB
Pouco depois, no entanto, ele teve sua sexualidade questionada principalmente por Lumena (lésbica) e Karol Conká e Pocah (bissexuais).
Parlamentares federais e locais viram no ocorrido com participante amostra do quanto ainda há discriminação e deram foram ao ex-participante.
A vereadora trans de Aracaju Linda Brasil (Psol) falou da realidade de jovens LGBT na periferia.
NÃO foi a bebida que fez o Lucas pedir pra sair após o beijo com o Gilberto, mas sim toda perseguição e violência que ele já vinha sofrendo dentro da casa.
— Linda Brasil ???? (@lindabrasilse) February 7, 2021
O BBB só reflete a triste realidade que a juventude negra da periferia e LGBTQIA+ vive nesse país. Terrível!
A deputada estadual Isa Penna (Psol), que é bissexual, ofereceu palavras de conforto para Lucas.
O B dessa noite não foi de BBB, não foi de Barões da Pisadinha, foi de Bissexual, e a gente entendeu agora o que esse B causa aos outros, à intolerância. @koka_lucas a gente te acolhe aqui.
— Deputada Isa Penna #VacinaJá (@IsaPennaPsol) February 7, 2021
"Infelizmente é a reprodução do que nós LGBTQIA+ vivemos todos os dias. Somos questionados pela nossa sexualidade, invalidados como pessoas, mortos, vitimas de todo tipo de violência, inclusive a psicológica", postou a deputada federal Vivi Reis (Psol-PA), bissexual
Uma tristeza o que aconteceu com o @koka_lucas. Infelizmente é a reprodução do que nós LGBTQIA+ vivemos todos os dias. Somos questionados pela nossa sexualidade, invalidados como pessoas, mortos, vitimas de todo tipo de violência, inclusive a psicológica.
— Vivi Reis (@vivireispsol) February 7, 2021
Abertamente gay, o deputado distrital Fábio Felix (Psol), pelo Distrito Federal, escreveu: "Se o #bbb21 tem discurso antiopressão, porque não puseram em prática com o jovem preto e bissexual tirado do jogo hoje?"
A saída de @koka_lucas acontece após injustiças contra ele. Se ele tem de fato problemas com álcool, que fosse acolhido pelos demais, ainda que adversários.
— Fábio Felix ??? (@fabiofelixdf) February 7, 2021
Se o #bbb21 tem discurso antiopressão, porque não puseram em prática com o jovem preto e bissexual tirado do jogo hoje?
"Pessoas pretas e bissexuais são deslegitimadas O TEMPO TODO. A gente não tinha que se preocupar em alcançar a imagem que alguém espera do que a gente tem que ser. Que raiva!", lamentou a vereadora Luana Alves (Psol), por São Paulo, bissexual.
Pessoas pretas e bissexuais são deslegitimadas O TEMPO TODO. A gente não tinha que se preocupar em alcançar a imagem que alguém espera do que a gente tem que ser. Que raiva!
— Luana Alves (@luanapsol) February 7, 2021
"É fundamental olharmos para as pessoas como se nós estivéssemos em suas peles. Essa empatia nos faria entender o que elas realmente são e precisam", comentou o deputado federal David Miranda (Psol-RJ).
É fundamental olharmos para as pessoas como se nós estivéssemos em suas peles.
— David Miranda (@davidmirandario) February 7, 2021
Essa empatia nos faria entender o que elas realmente são e precisam.
Força, @koka_lucas ?? pic.twitter.com/YhFPwblgdS
"A bifobia com pessoas pretas é cruel. E depois de tudo que @koka_lucas passou, ele justamente depois de um ataque bifóbico da casa pedir pra sair, é sintomático. Somos taxados de confusos, hiperssexualizados e banalizados. A bifobia dos pseudo aliados como @PortalLumena é pesada", escreveu a vereadora Tainá de Paula (PT), pelo Rio de Janeiro, abertamente bissexual.
A bifobia com pessoas pretas é cruel. E depois de tudo que @koka_lucas passou, ele justamente depois de um ataque bifóbico da casa pedir pra sair, é sintomático.
— Tainá de Paula (@tainadepaularj) February 7, 2021
Somos taxados de confusos, hiperssexualizados e banalizados. A bifobia dos pseudo aliados como @PortalLumena é pesada.
A vereadora no Rio de Janeiro Monica Benício (Psol) já tinha expressado defesa de Lucas por o participante ter em Marielle Franco, ex-companheira dela, uma ídola. Com a saída, vieram mais palavras de acolhimento.