A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou, em primeiro turno, na terça-feira 21, projeto de lei (PL) que cria o Dia do Orgulho Hétero.
Segundo a proposta apresentada pelo vereador Tenente Coronel Paccola (Cidadania), a data será comemorada anualmente no terceiro domingo de dezembro.
Na primeira votação, o PL recebeu 15 votos a favor, um contrário - da vereadora Edna Sampaio (PT) - e oito parlamentares se abstiveram.
A segunda votação está prevista para ser realizada na quarta 22, mas o texto foi retidado da pauta já que o vereador Adevair Cabral (PTB) pediu vista.
A votação definitiva só ocorrerá em 2022.
"O objetivo principal por trás deste projeto é que não destruam o modelo tradicional de família, os valores conservadores cristãos e o sentimento de civismo patriótico que são as marcas mais fortes de nós conservadores", justificou Paccola, em suas redes sociais.
"Contudo estamos assistindo a um movimento muito forte desse ativismo forçado que tenta trazer uma clara obrigatoriedade para que nossos jovens e crianças tenham um incentivo a um comportamento bissexual."
"Não tenho nada contra, muito pelo contrário, tenho amigos no primeiro contato direto que são homossexuais", diz.