Transgêneros são tema da expo 'Cores e Flores para Tita'

Assinada por Andréa Magnoni, exposição fica em cartaz no Teatro Gregório de Mattos até 12 de junho

Publicado em 09/05/2016
Andrea Magnoni assina exposição Cores e Flores para Tita sobre transgêneros e transexuais no Teatro Gregório de Mattos
Parte das obras vem de curso ministrado por Andrea Magnoni no início do ano

Pessoas que estão fora dos padrões normativos - acima do peso, com tatuagens, não-binárias e principalmente homens e mulheres trans são tema da exposição Cores e Flores para Tita, que fica em cartaz de 11 de maio a 12 de junho no Teatro Gregório de Mattos.

Curta o Guia Gay Salvador no Facebook

Dividida em três etapas - Masculinidades, Feminilidades e Não-Binaridades, a mostra, assinada por Andréa Magnoni, apresenta 139 obras, permeadas por relatos poéticos da atriz e escritora Lisa Vietra e do poeta trans Tito Carvalhal.

Parte do ensaio é resultado de oficina fotográfica que Andrea ministrou a pessoas trans, em janeiro, na qual elas se autorretrataram. O resultado foi exposto na mostra Solidões Trans e Travestis e agora integra a nova exposição.

Homenagem
A Tita, do título da mostra, é um tio da artista que tirou sua própria vida aos 15 anos. O jovem transgênero foi tratado toda a vida como se fosse lésbica, no interior do Paraná. Vítima de estupro corretivo, Tita engravidou e envenenou-se. Antes, deixou uma carta para que fosse enterrado com roupa masculina preta. A família não atendeu a seu último desejo e ele foi para o caixão com vestido de noiva, como era costume nos anos 1970. Décadas depois, o corpo foi exumado e misteriosamente havia uma roupa masculina ao lado da ossada.

Há três anos, Andréa desenvolve pesquisa a respeito das pessoas trans e busca sensibilizar para a realidade dura que essas pessoas enfrentam. Enquanto a longevidade de cisgêneros é de 70 anos no País, as pessoas trans têm expectativa de vida de 35 anos. Dentre outros dados alarmantes, o suicídio de trans é 18% mais frequente que o de cisgêneros.

Na abertura da mostra, na terça-feira 10, às 18h, haverá apresentação artística de Mathieau e Mila Kokaev e roda de conversa com Diego Nascimento, Lanmi Tripoli, Tito Carvalhal e Viviane Vergueiro (alguns dos fotografados). Nesta noite ainda será exibido o trailer do documentário Transformando o Olhar, de Susan Kalik, que traz depoimentos pessoais e exclusivos de transgêneros, a ser lançado na Bahia em julho.

A entrada para a exposição é gratuita e ela fica em cartaz de quarta a domingo de 14h às 19h. O endereço está em nossa Agenda.

Cores e Flores para Tita - exposição sobre transexuais e transgêneros assinada por Andrea Magnoni

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.