A história de uma das primeiras transexuais do Brasil será contada no palco da Caixa Cultural Salvador a partir de 1º de setembro. É quando estreia o espetáculo Joelma.
Curta o Guia Gay Salvador no Facebook
A peça é o quinto solo de Fábio Vidal, que também assina a autoria e a codireção (junto a Edson Bastos) da produção. O texto aborda questões de gênero e de religiosidade, preconceitos e injustiças.
A trama conta a história de Joelma - hoje com 71 anos de idade - nascida em Ipiaú, na Bahia, e que vai para São Paulo, onde passa pela cirurgia de redesignação sexual. Após 30 anos, Joelma volta para a Bahia com sua real identidade de gênero.
O espetáculo é uma adaptação do curta-metragem homônimo, dirigido por Bastos, e aprofunda inúmeras referências estabelecidas no filme, gerando uma nova obra experimental, em que confluem o teatro, o cinema e a dança.
A peça volta a cartaz na capital baiana após excursionar por Brasília, Fortaleza, Goiânia, São Paulo e Recife. Também foi apresentada no Sommerwerft Internationales Theater Festival, em Frankfurt, na Alemanha.
Workshops de intepretação, audiovisual e produção cultural
A temporada de Joelma na Caixa oferece ao público três workshops com participação gratuita. No primeiro deles, em 3 e 4 de setembro, das 9h30 às 13h30, o ator Fábio Vidal ensinará técnicas de "Teatro Físico" para uma turma de 20 pessoas, para que os participantes desenvolvam princípios e qualidades expressivas para a apresentação pública.
Nos mesmos dias, das 14h às 18h, Junior Cecon ministrará o workshop de "Formatação e Gestão de Projetos Culturais", que objetiva fornecer noções sobre elaboração e formatação de projetos de natureza cultural para leis de incentivo.
Em 9 e 10 de setembro, das 9h30 às 13h30, o diretor Edson Bastos conduzirá a oficina "Técnicas de Produção Audiovisual". Uma turma de 30 pessoas desfrutará de conteúdos introdutórios sobre o processo de produção audiovisual e seu mercado de trabalho. As inscrições para todos os workshops serão realizadas pessoalmente, com 30 minutos antes do início de cada atividade, na recepção da própria Caixa Cultural Salvador.
Mais informações sobre a nova temporada de Joelma na cidade você tem em nossa Agenda clicando aqui.