Salvador recebe entre os dias 11 e 13 de março a III Conferência Estadual dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais.
Curta o Guia Gay Salvador no Facebook
O evento, no Hotel Sol Vitória Marina, no Corredor da Vitória, reunirá 204 delegados, que representam a sociedade civil e o poder público. Ao final, 52 delegados serão eleitos para representar as propostas do Estado na Conferência Nacional, prevista para acontecer em abril, em Brasília.
A III Conferência Estadual dos Direitos LGBT tem como objetivos avaliar e propor estratégias para fortalecer a implementação do Sistema Nacional LGBT na Bahia, com articulação e integração com as demais políticas públicas. Outra finalidade é propor diretrizes para a implementação de políticas públicas de promoção e defesa da cidadania e direitos humanos de LGBT, bem como indicar estratégias para enfrentar a discriminação sofrida pela população LGBT em decorrência de orientação sexual e/ou identidade de gênero.
Dentre os palestrantes estão a deputada federal Erika Kokay (PT-DF), com amplo histórico de defesa dos LGBT e o ativista Beto de Jesus, fundador da Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo e que hoje ocupa a secretaria para América Latina e Caribe da ILGA (Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Interesexuais, na sigla em inglês).
No dia de abertura da conferência também ocorrerá o I Encontro de Inserção da População LGBT no Mundo do Trabalho, no Hotel Sol Barra, na Ladeira da Barra, de 8h30 às 17h30, em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE).
O objetivo desse encontro é proporcionar momento de articulação de iniciativas entre setor produtivo, agências internacionais, sociedade civil e poderes públicos locais e de conhecimento de boas práticas em ações pró-LGBT do ponto de vista de inclusão e promoção dessa população.