Os 35 anos de militância do Grupo Gay da Bahia - GGB serão celebrados na segunda-feira 7 com o prêmio "Muito Obrigado, Axé", oferecido pelo Grupo Quimbanda Dudu, que divide a sede com o homenageado.
Curta o Guia Gay Salvador no Facebook
Com o intuito de agraciar pessoas representativas de coletivos negros envolvidos no combate ao racismo, homofobia e intolerância religiosa, líderes religiosos e casas de matriz africana na Bahia, serão distribuídos 35 troféus.
O evento, que acontece às 16h, na Sala Walter da Silveira, na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Barris, terá apresentação de Michele Loren e contará com a palestra "As religiões de matriz africana: solidariedade na diversidade das orientaçõs sexuais, genero e igualdade", com o professor e sacerdote de matriz africana Vilson Caetano.
Estão programados também show da cantora Vércia Gonçalves, com repertório de raiz e diversidade, performances das transformistas Ivanelly Vergma e Luana Lins, e apresentação do Grupo Ágape de Poesia com os poetas Sandro Susuarana, Mariara Silva e Larissa Oliveira.
A Bahia tem sido palco da luta por liberdade religiosa, cultos afro lutam contra o preconceito em vários níveis, mesmo que as religiões de matriz africana, como candomblé e umbanda exercem forte influência na cultura brasileira. Entretanto, comunidades de terreiro são estigmatizadas e alvos de ódio religioso, em Salvador, a cidade mais negra da diáspora africana.
O prêmio integra a programação da IV Semana da Diversidade LGBT, que acontece em Salvador, entre os dias 6 e 13 de setembro, composta por seminários, palestras, música, dança, mostra de filmes e de artes plásticas, feira de negócios e culmina com a 14ª Parada Gay da Bahia, no domingo 13.