Na quarta-feira 8, o Teatro Gregório de Mattos recebe a primeira edição do ciclo de oficinas e debates chamado De Transs pra Frente.
Curta o Guia Gay Salvador no Facebook
Organizado por coletivo de travestis e transexuais e apoiado pelo projeto Flores e Cores para Tita, da fotógrafa Andréa Magnoni, o evento quer discutir questões de gênero e sexualidade e dar protagonismo ao coletivo de trans e travestis. Quer-se enfocá-los de outra maneira, indo além da marginalidade e exotismo de como essas pessoas costumam ser vistas pela sociedade.
A programação se inicia às 14h com a oficina exclusiva para pessoas trans e travestis, "Dialogar e resistir contra violações de direitos: conceitos, vivências e estratégias políticas", facilitada por Viviane Vergueiro.
O evento segue com cine-debate, exibição de três vídeos produzidos por transexuais e travestis, e pocket show de Yuri Sant'Anna. Uma roda de conversa fecha o dia, às 18h30.
O projeto ocupará mensalmente o teatro com discussões sobre direitos da população trans. As oficinas que forem abertas ao público cisgênero custarão R$ 25 e terão renda revertida à cirurgia de um dos homens trans que compõem a rede ativista e à viabilização dos trabalhos da comunidade de aprendizagem Transviando o Enem.