A vulnerabilidade de morar na rua pode ser agravada pela homofobia. Como forma de superar esse duplo desafio, a Defensoria Pública do Estado da Bahia desenvolve o projeto Diversidade na Rua. A atuação foi iniciada e terá evento de divulgação em setembro.
Curta o Guia Gay Salvador no Facebook
Em conversa com o Guia Gay Salvador, a integrante da coordenação do projeto Silvia Teles explicou o objetivo da ação. "Trabalhamos para promover e defender os direitos humanos da população LGBT em situação de rua, bem como acompanhar os casos de violência institucional provocada por conta da orientação sexual ou identidade de gênero dessse público. É fato que essa discriminação agrava a condição desses e dessas LGBT. Há um acúmulo de vulnerabilidades."
A coordenação tem à frente a defensora pública Fabiana Almeida Miranda e conta ainda com Mafá Santos. A iniciativa é empreendida dentro do Núcleo de População em Situação de Rua e também atende segmentos tais como mulheres com filhos, profissionais do sexo, crianças e adolescentes.
Iniciado em julho, o Diversidade na Rua tem encontrado os e as LGBT nas Unidades de Recolhimento de Salvador. "Fazemos a divulgação nesses locais e o público nos procura", explica Silvia. Dentre as oportunidades oferecidas está a de a equipe construir com a pessoa assistida um "projeto de vida" de forma a deixar a situação de rua.
O atendimento é feito por grupo multidisciplinar, com psicólogos, assistentes sociais, defensoras públicas e estagiárias em Gênero e Diversidade. Há ajuda também para encontro de local para abrigamento, concessão de auxílio-aluguel, feitura de documentos e acesso a processos judiciais.
O serviço funciona na Defensoria Pública do Estado da Bahia, que fica na Rua Pedro Lessa, 123, Canela.