O governo baiano anunciou a criação de dois serviços de apoio a LGBT: o Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT, com investimento de R$ 2,1 milhões até 2019, e o Núcleo de Direitos Humanos e Justiça Comunitária (Nudh). Ambos funcionarão na Casa dos Direitos Humanos, no Pelourinho.
Curta o Guia Gay Salvador no Facebook
A execução será feita por meio de entidades sociais, que terão de vencer editais, a serem publicados nos próximos meses. O órgão responsável diretamente pelo financiamento é a Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS).
O Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT, que funcionará de novembro de 2016 a março de 2019, vai ter como principais funções acolher LGBT vítimas de violência ou em vulnerabilidade social e ser espaço de convivência. O Nudh, por sua vez, vai monitorar violação de direitos e disponibilizar feitura de documentos sociais e de identificação.
Ao Guia Gay Salvador, o coordenador do Núcleo LGBT da SJDHDS, Vinícius Alves, explicou ainda que poderá haver dois ônibus que vão percorrer bairros soteropolitanos e outras cidades para atender LGBT.
Perguntado sobre o quanto os serviços poderão evitar vítimas de discriminação e não só atendê-las, Alves aposta em trabalho em conjunto. "Já houve experiência do centro em que se formou rede de proteção e promoção de direitos LGBT. E há ideia de fazer Mutirões da Diversidade, com feitura de campanhas."