A animação de Salvador, uma das características da cidade, ganha proporções estratosféricas no carnaval. E claro que há muito arco-íris na maior festa de rua do mundo. O público LGBT terá DJs, concurso de fantasias, as rainhas Daniela Mercury e Ivete Sangalo e até uma rua oficial toda colorida, novidade de 2016.
Curta o Guia Gay Salvador no Facebook
Na terça-feira 2, a San Sebastian realiza, em parceria com o selo carioca Chá da Alice, a festa vespertina Chá pro Mar sob o comando da diva Alinne Rosa, no Bahia Pestana Hotel.
A partir da quinta-feira 4, a folia toma conta do próprio endereço do clube com edições especiais da Blessed e DJs convidados de várias partes do mundo e festas internacionais, como a Xlsior Mykonos (veja a programação completa em nossa Agenda).
Além do Rio Vermelho, a folia também toma conta da Barra. Desde a sexta-feira 4 e até o fim do carnaval, o Beco da Off se torna o Beco das Cores e ganha pintura arco-íris e DJs no intervalo entre as passagens dos blocos. Esta será a primeira vez que a Rua Dias D'Ávila vai se tornar oficialmente um espaço oficial do carnaval LGBT.
Os foliões também tem opções no centro. O Grupo Gay da Bahia (GGB) promove o 19º Concurso de Fantasia Gay da Bahia, em plena Praça Castro Alves. O evento, já tradcional, entregará R$ 28 mil em prêmios para as quatro primeiras colocadas em duas categorias - Luxo e Originalidade. Após o concurso, ainda haverá no local o I Baile de Carnaval, sob o comando da cantora Aila Menezes.
E haverá, obviamente, a principal atração do carnaval soteropolitano: os blocos. Há LGBT em diversos deles, mas o Crocodilo continua sendo um dos mais arco-íris. O bloco puxado por Daniela Mercury sai às 17h do domingo 7 e da segunda 8 no Circuito Dodô.
E tem mais. Haja fôlego para ir ao Largadinho, de Claudia Leitte, no Circuito Barra-Ondina, na segunda e na terça; ao Coruja, com Ivete Sangalo, no domingo no Campo Grande e na segunda na orla; ao novo Chá Rosa, produzido pela San Sebastian e comandado por Alinne Rosa, no domingo às 19h no Circuito Dodô; e aos Filhos de Gandhy, na segunda-feira no Campo Grande e na terça, no Dodô.
E como é tradicional em todo o Brasil, os blocos em que homens se vestem de mulher atraem muitos gays e bissexuais. Em Salvador, o mais tradicioinal - com 51 anos - é As Muquiranas, que desfilam no Circuito Campo Grande no sábado, segunda e terça. No último dia, quem comanda é Leo Santana. Há fantasia oficial, que deve ser comprada. O tema deste ano é Space Girls (garotas do espaço). Viu como ninguém quer perder a folia de Salvador?