O Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes) tornou-se o primeiro da Bahia a ser habilitado para fazer a cirurgia de redesignação sexual pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Curta o Guia Gay Salvador no Facebook
A competência foi divulgada no Diário Oficial do Estado no último 2 e inclui todo o processo transexualizador nos níveis ambulatorial e hospitalar, como acompanhamento psicoterapêutico e hormonização.
Segundo a endocrinologista Luciana Barros, responsável pelo serviço, o objetivo é que o atendimento comece em outubro deste ano. "Na próxima semana, vamos começar as capacitações, desde porteiros e seguranças até enfermeiros e médicos. É necessário atender esses pacientes da maneira correta", disse ao Bahia Notícias.
O processo transexualizador é realizado pelo SUS desde a publicação da portaria nº 457, de agosto de 2008, pelo Ministério da Saúde. É necessário ter 18 anos para procedimentos como hormonioterapia. Já para intervenções cirúrgicas, a idade mínima é de 21 anos, além de ao menos dois anos de acompanhamento terapêutico. Interessadas na cirurgia que já passaram por esta etapa podem se candidatar imediatamente à realização do procedimento.