Transexual na delegacia. Policiais ao redor. Ocorrência acabou de acontecer. Agora, é sua vez de desconstruir o cenário que você pretensamente construiu. A transexual aqui será Alana Rocha. E ela vai estar aí para trabalhar... como jornalista!
Curta o Guia Gay Salvador no Facebook
Esse será o novo desafio para a baiana. A partir desta segunda-feira 10, Alana poderá ser vista diariamente na TV Aratu, filial do SBT, na reportagem e até no comando do programa policial Ronda, na hora do almoço.
Aos 37 anos e na profissão por 20 deles, Alana disse ao Guia Gay Salvador estar entusiasmada com a responsabilidade de cobrir as férias de um dos âncoras da atração, Murilo Vilas Boas.
A efetivação, segundo a jornalista, só depende dela. "O diretor do programa, Daniel Nuno, afirmou que só depende de mim para ficar lá de vez e vou ficar, darei tudo de mim", revela Alana. "Deus me abriu uma grande porta e passarel por ela com muita energia e força de vontade."
Nascida em Feira de Santana, Alana passou a infância e a juventude em Riachão do Jacuípe (a 186 Km de Salvador) e lá atuou na Rádio Gazeta FM, Rádio Jacuípe AM e assessoria de comunicação da prefeitura local. A experiência com a TV vem sobretudo de seu blog, Hora da Verdade, em que assina reportagens de cidadania, direitos do consumidor e cotidiano, dentre outros temas.
Em todo esse tempo de carreira e desde o início já com sua identidade feminina, a jornalista disse nunca ter sofrido discriminação e não esquece de quem a ajudou, como o diretor-geral Pablo Reis, "que está depositando esse voto de confiança em mim" e a diretora de jornalismo, Carla Araújo. "Ela tem dado dicas e macetes maravilhosos, inclusive batizou meu nome de guerra de repórter que será Alana Rocha". Antes, a jornalista assinava o sobrenome Adrielle.
Já no vídeo de anúncio da entrada na atração, Alana mostra que tem o gestual e o tom de fala bem típicos dos programas policiais. Há até uma frase-assinatura: "Comigo o galo canta!".
Sobre se concorda com a máxima de que "bandido bom é bandido morto", a jornalista fez fala - digamos assim - diplomática.
"Essa frase é um erro. Todo ser humano pode se regenerar, basta ter oportunidade. Porém existem os bandidos que levam o mal na alma! Esse não têm recuperação nenhuma. Eu sempre digo: para o bandido carrasco, miserável, tristemente só existem dois caminhos, a 'Casa de Dete' (casa de detenção) ou a cidade dos pés juntos."