Na ânsia de abordar um assunto relevante e associar sua marca, ainda que momentantamente, ao tema, algumas empresas erram feio.
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É patética e desrespeitosa a campanha criada pela Rádio Jovem Pan nesta quinta-feira 17, Dia Mundial contra a Homofobia.
Nas redes sociais, a emissora, uma das maiores do País, divulgou a mensagem: "O Brasil é o país que mais mata LGBTI+. Se você fosse a próxima vítima, qual será sua última música?"
A rádio pede que usuários respondam à sua questão com a hashtag #MinhaÚltimaMúsica. A ideia da "campanha" é tão absurda que muitos tomaram por brincadeira ao clicar na hashtag. Quase todas as respostas são críticas veementes à ideia.
Sobrou até para Pabllo Vittar. Fãs criticaram a adesão da cantora à campanha. A drag queen diz que a postagem em seu Twitter era fake e que a pessoa que fez isso não trabalha mais para ela.
Durante o dia, a emissora levou LGBT influentes como o jornalista Fefito, a cantora Mel Gonçalves e a drag queen Lorelai Fox para discutir a presença de LGBT na mídia e a violência contra essa população, por exemplo.
Mas o que ficará mesmo deste dia para a rádio é o marco de talvez a pior campanha que alguém já tentou fazer usando a comunidade LGBT. Veja algumas reações:
Querida @radiojovempan, não queremos escolher uma música antes de ser morto. A gente não quer é ser morto. É importante antes de tentar se aproveitar de uma causa, ter gente dela envolvido na sua empresa para ouvir antes de falar. #MinhaUltimaMusica é errado e aproveitador.
— Gabe Simas (@gabesimas) May 17, 2018
Tô imaginando os publicitários da jovem pan reunidos:
— Vin? (@iamvini_s) May 17, 2018
"— nossa cara, tô sem ideia de como homenagear o nosso público LGBT pelo dia em combate à homofobia.
— bora criar uma tag sobre qual música eles ouviriam se fossem assassinados amanhã.
— genial." #MinhaÚltimaMúsica pic.twitter.com/qBPbwd8kMf
#MinhaÚltimaMúsica é a coisa mais ridícula e absurda que uma campanha poderia ser no dia do combate à LGBTfobia... Porque não perguntar #QualSeuHinoLGBTQ??? ou então #MinhaMúsicaLGBTQ... mas é difícil incluir quando não se cria inclusão.
— Federico Devito (@federicodevito) May 17, 2018
A publicidade brasileira é um troço desconfortável. É o meio que mais tenta ser progressista, mas pela homogeneidade racial e cultural dos profissionais e a falta de conexão com a profundidade do discurso das minorias, sempre acaba acertando o raso e o burro. #MinhaÚltimaMúsica
— E d u a r d o L i m a (@letmeduds) May 17, 2018
Alô é da Jovem Pan? Então estão me espancando aq
— Shinx (@xisjis) May 17, 2018
Será q da pra tocar Britney ? Before the goodbye, obg#MinhaÚltimaMúsica
Já vou pensar na música que eu vou pedir pra @radiojovempan caso eu for assassinado pq assim vai ser tudo muito melhor #MinhaÚltimaMúsica
— Davizinho? (@davimoraisr) May 17, 2018