Por Kawan Lopes
Após circular o Brasil e se apresentar no Festival Sommerwerf na Alemanha, o espetáculo Joelma está de volta à Salvador.
Curta o Guia Gay Salvador no Facebook
A obra, que conta a história de uma das primeiras transexuais do Brasil, é dirigida por Fábio Vidal e Edson Bastos e fará uma turnê pela Bahia entre 7 e 28 de julho.
Esta adaptação do curta-metragem homônimo lançado em 2011, conta a história de Joelma, em meio a uma trama policial, que mostra a jornada repleta de preconceitos e injustiças de uma mulher nascida em um corpo de homem que se muda para São Paulo e, lá, faz sua cirurgia de transgenitalização. Ela retorna a sua cidade-natal após 30 anos com sua nova identidade.
Esta versão para os palcos traz inúmeras referências presentes no filme, resultando em uma obra experimental que mistura teatro, dança e cinema. A narrativa propõe discussões sobre gênero e religiosidade, destacando acontecimentos da vida de Joelma, que ao longo de seus 72 anos protagonizou uma luta por sua afirmação e reinvenção, instaurando respeito e ética em meio a uma sociedade machista e homo e transfóbica.
A temporada do espetáculo passará por Salvador, Jequié, Ipiaú e Feira de Santana e a programação também apresentará performances públicas e workshops de teatro físico, técnicas de produção audiovisual e produção de conteúdo digital.
Na capital baiana as apresentações são nesta sexta e sábado no Teatro Gregório de Mattos. Mais informações sobre horários e valores você tem em nossa Agenda clicando aqui.