A força do eleitorado e da questão LGBT faz parte das articulações das candidaturas à Prefeitura de Salvador. Prova disso é o crescente vigor do nome da ex-secretária da Reparação, Ivete Sacramento (Republicanos), para ser candidata a vice-prefeita na chapa de Bruno Reis (DEM).
Curta o Guia Gay Salvador no Facebook
Conforme relata o site BNews, Sacramento tem sido bem avaliada pelas forças em volta do demista por ela ser negra, mulher, ex-reitora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e ter influência dentro da comunidade LGBT.
A Secretaria da Reparação é o órgão responsável na prefeitura para cuidar de políticas públicas de cidadania para o segmento. Aí estão, por exemplo, ações em prol das paradas do orgulho, o Centro Municipal de Referência LGBT e campanha contra preconceito por orientação sexual e identidade de gênero no carnaval.
Fonte do Palácio Thomé de Souza, sede da prefeitura, falou a respeito ao BNews.
"Ivete começa a ganhar projeção por vários motivos. Hoje todo mundo sente falta da muher e da representatividade da cor. O LGBT também sente isso. Isso faz crescer o apelo popular."
A escolha por Ivete seria também forma de a chapa de situação - Reis é vice-prefeito atual - anular a atratividade que podem ter as candidaturas oposicionistas de duas mulheres negras à chefia do Poder Executivo, Olívia Santana (PCdoB) e Major Denice Santiago (PT).
A ex-reitora, na avaliação daquela fonte, teria a capacidade de atrair eleitorado de centro-esquerda.