Único senador abertmente gay do Brasil, Fabiano Contarato pode ir para o Partido dos Trabalhadores (PT) e ser o primeiro candidato homossexual a governador por um grande partido.
O parlamentar deixará a Rede, legenda pela qual se elegeu em 2018, e afirma que é uma possibilidade disputar o governo do Espírito Santo em 2022.
"Temos que discutir em nível estadual e nacional um projeto de país e de Estado. Se for necessário fazer essa disputa, e o partido que eu vier a integrar achar que eu seja um opção para a população capixaba, para ter uma possibilidade de escolha na linha progressista, eu, como bom soldado, não vou me furtar de concorrer", afirmou Contarato ao jornal A Gazeta.
Já houve governadores homossexuais eleitos no País, mas nenhum assumido.
O parlamentar disse que ainda não sabe para qual legenda irá, mas precisa ser uma que tenha identidade. "Vou para um partido que seja progressista."
De acordo com a publicação, a maior probabilidade é que Contarato migre para o PT. Ele estaria apenas esperando que o ex-presidente Lula receba a segunda dose da vacina contra a covid-19 para que possam se reunir e acertar sua ida.
Outras siglas que o cortejam são PDT e PSB. Um empecilho: por nenhuma delas ele poderia disputar o Governo do Estado, já que as legendas estarão unidas para a reeleição de Renato Casagrande (PSB).