Em 2017, o orgulho LGBT vai tomar conta de Salvador como nunca antes. Levantamento mostra que a capital baiana possui ao menos 27 marchas arco-íris agendadas até 17 de dezembro.
Curta o Guia Gay Salvador no Facebook
Há 15 anos, apenas a então Parada Gay da Bahia, feita no centro pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), dava o recado pela cidadania LGBT por meio da reunião de pessoas pelas ruas da cidade. Nos últimos anos, bairros soteropolitamos começaram a também realizar suas passeatas.
O número próximo a três dezenas tem tudo para fazer da capital baiana a com mais eventos do gênero no País.
O calendário pode ser aberto no domingo 30, com a 8ª Parada LGBT de Cajazeiras. A concentração está prevista para ser realizada à tarde na Rótula da Feirinha (Cajazeira 10).
A maratona colorida terá segmento no domingo 13 de agosto, com a parada do Arraial do Retiro, cuja saída será realizada na entrada do bairro, no Bar da Cida.
Até agora, o evento programado para encerrar a lista é a inédita parada da Barra, em 17 de dezembro e sob organização de Dion Santyago. Isso sem esquecer a 16ª Parada do Orgulho LGBT da Bahia, com saída no Campo Grande e marcada para 10 de setembro.
As marchas estão reunidas em dois coletivos, conforme registra levantamento realizado pelo ativista Gésner Braga: o Movimento Unificado de Paradas LGBTIQ da Bahia e a União das Paradas LGBT da Cidade de Salvador. A organização, porém, não teve muito efeito no ajuste das datas. Muitos eventos serão realizados no mesmo dia.
Todos os eventos constam com apoio da prefeitura, que vai desobrigar as organizações de pagar taxas, tais como a de limpeza.
Entretanto, o desafio continuará a ser grande, explicou ao Guia Gay Salvador o presidente do Movimento Unificado de Paradas LGBTIQ da Bahia, Guto Noronha. "Muito positivo e importante não pagarmos taxas, mas ainda cada parada precisa levantar fundos para custeio de palco, trios e outros itens. Festas para arrecadar fundos serão forma de todos ajudarem."
O calendário, por ora, é o seguinte:
Julho
Dia 30 - 8ª Parada LGBT de Cajazeiras.
Agosto
Dia 19 - 2ª Parada da Diversidade de Itapuã.
Dia 20 - Calabar e Parada LGBT de São Gonçalo do Retiro.
Dia 27 - 6ª Parada LGBT de Pernambués e Pau da Lima.
Setembro
Dia 3 - Caminhada LGBT de Periperi e IV Parada do Orgulho LGBT do Tororó.
Dia 10 - 16ª Parada do Orgulho LGBT da Bahia.
Dia 17 - 2ª Parada LGBT da Boca do Rio.
Dia 24 - Cidade Baixa e Engenho Velho da Federação.
Outubro
Dia 1º - 8ª Parada do Orgulho LGBT da Liberdade.
Dia 8 - Engomadeira e Plataforma.
Dia 15 - 1ª Parada Gay de Marechal Rondon.
Dia 22 - 2ª Parada LGBT de Cajazeiras V.
Dia 29 - Bairro da Paz e 2ª Parada LGBT do Bosque das Bromélias.
Novembro
Dia 19 - 2ª Parada LGBTIQ do Garcia
Dia 26 - Engenho Velho de Brotas e 2ª Marcha do Orgulho LGBT de Vila Canária.
Dezembro
Dia 3 - Doron/Imbuí e 1ª Parada de São Caetano.
Dia 10 - IAPI e Nordeste de Amaralina.
Dia 17 - Barra.