Não será possível tomar foto igual a acima este ano. A razão é simples: a Parada do Orgulho LGBT+ da Bahia deixará de ser realizada no Campo Grande, no centro de Salvador, depois de mais de 20 anos.
> Não perca as notícias mais quentes e exclusivas! Curta o Guia Gay no Instagram
Finalmente, o Grupo Gay da Bahia ouviu a demanda do público, que há muito pedia para que a marcha se mudasse para a turística e nacionalmente conhecida orla da Barra.
No domingo 8 de setembro de 2024, a 21ª Parada do Orgulho LGBT da Bahia vai tomar conta de um dos cartões postais da capital, o Farol da Barra, e parte do chamado circuito Dodô (Barra-Ondina) do carnaval.
Salvador era uma das poucas se não a única capital do Brasil com orla marítima em que sua maior parada era feita no centro da cidade.
A caminhada começará no bairro de Ondina e terminará aos pés do Farol da Barra. Com isso, a parada deixará de ser circular como era no Campo Grande. Aí, ela começava, entrava em algumas ruas, voltava e terminava onde se iniciou, em frente a um palco.
A Barra, além de abrigar um dos principais carnavais gays do Brasil, é também local de circulação da comunidade gay. Há praia (Praia da Barra) e um calçadão (Sófa da Hebe) arco-íris, um clube de sexo (Zoom) e uma sauna (Paradise) no bairro.
A novidade está na arte do evento, que fez o Farol da Barra ganhar as cores do arco-íris LGBT.
A divulgação da data de 2024 e da mudança de local, feita pelo presidente do Grupo Gay da Bahia, Marcelo Cerqueira, inclui a revelação do tema da marcha.
"O slogan será Orgulho Juvenil. Já convidamos diversas secretarias da Prefeitura e do Estado para estar com a gente e colocar em debate as diversas questões que envolvem a vivência de jovens LGBT", disse ao Guia Gay Salvador.