Com o objetivo de tratar de direitos das uniões arco-íris, Salvador receberá o Encontro Nacional de Casais LGBT entre 10 e 12 de fevereiro.
Curta o Guia Gay Salvador no Facebook
Organizado por Marcelo Cerqueira, presidente do Grupo Gay da Bahia (GGB), o evento contará com debates no Hotel Sol Victória Marina, no Corredor da Vitória.
Ao Guia Gay Salvador, Cerqueira explicou que o encontro é uma oportunidade para tratar de questões jurídicas que envolvem legislações a respeito de partilhas de bens, inseminação artificial e fertilização in vitro, por exemplo.
"Um outro aspecto mais social [a ser tratado] é que os casais heterossexuais quando brigam têm uma rede de proteção - filhos, amigos, parentes. A turma do 'deixa disso' entra em ação e ou posterga a decisão ou acaba desunindo", diz Cerqueira.
"Entretanto os casais LGBT de modo geral não possuem essa rede de apoio - parentes e amigos que se envolvem na discussão - e não têm uma uma rede de serviço de saúde mental que possa ajudar", explica o organizador que diz haverá psicólogos no evento que tratarão como superar as crises conjugais.
Cerqueira diz "A ideia principal mesmo do evento é que os casais possam se compreender, se respeitar e viver o amor." Aos críticos de que o encontro segue uma heteronormatividade, o ativista diz que se houve uma luta pelo direito das uniões civis é porque existem casais que queiram se unir e é importante tratar disso.
Dentre os convidados do evento estão o médium espírita e presidente da Instituição Cidade da Luz, José Medrado, a senadora Lídice da Mata (PSB-BA), a professora e uma das fundadoras da Comissão de Diversidade Sexual e Combate à Homofobia - OAB-BA, Maria Aparecida Silva Matias Diniz, a coordenadora-geral do Movimento Famílias pela Diversidade - BA, Inês Silva, e o babalorixá e doutor em Ciências Sociais Vilson Caetano.
Mais informações e o formulário de inscrição podem ser acessados pelo site do evento clicando aqui.