Nesta quinta-feira 6 Salvador contará com uma palestra inédita.
Curta o Guia Gay Salvador no Facebook
O "Roteiro Histórico da Bahia Sodomítica" abordará ruas, igrejas, casas e palácios relacionados a personagens LGBT que fizeram história na capital baiana.
A palestra será ministrada pelo antropólogo e etno-historiadosr pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) Luiz Mott, um dos maiores ativistas do movimento LGBT do País e fundador do Grupo Gay da Bahia (GGB), a entidade arco-íris mais antiga do Brasil.
"Com base em documentos originais da Inquisição pesquisados na Torre do Tombo, reconstruímos a cena urbana onde viveram e circularam os 'sodomitas' luso-indo-afro-brasileiros na cidade da Bahia colonial", explicou Mott ao Guia Gay Salvador.
"Concentramos nossa pesquisa nos espaços do centro histórico: conventos, mosteiros e igrejas onde viveram dezenas de frades denunciados pela prática do abominável pecado de sodomia (São Bento, São Francisco, Carmo, Catedral, Misericórdia)."
Também serão abordados edifícios públicos onde viveram autoridades civis (Palácio do Governador, Casas del Rei, Cadeia) e pelas principais artérias do velho centro de Salvador (Rua Direita, Terreiro de Jesus, Desterro).
"Resgatamos o perfil demográfico e o cotidiano da população LGBT de antigamente, analisando sua subcultura e a repressão inquisitorial que foram vítimas."
A palestra está marcada para 17h no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), que fica à Avenida Joana Angélica, 43, Nazaré.