Mais um caso de ataque a parada do orgulho LGBT no Leste Europeu. Desta vez, grupo neonazista invadiu marcha na Ucrânia.
Curta o Guia Gay Salvador no Facebook
O evento que já havia sido adiado por causa da pandemia da covid-19 foi alvo de ataques na cidade de Odessa, no sul do país.
No último dia 28, membros do grupo neonazista Tradição e Ordem invadiram a concentração do evento com bandeiras e dispararam gás lacrimiogêneo.
A polícia tentou proteger os participantes da parada e também virou alvo dos extremistas.
"Um grupo de jovens começou a atacar a polícia sem motivo", disse Mykola Semenyshyn, chefe da Polícia Nacional na região de Odessa, à imprensa local. "Está claro que a polícia usou os meios apropriados para impedir o crime."
Ao menos 29 policiais foram espancados pelos neonazistas e 51 dos agressores foram presos por violência, motins e vandalismo.
No ano passado, o evento, na mesma cidade, atraiu ultranacionalistas que atiraram ovos e gás em LGBT. Na ocasião, a polícia ficou de braços cruzados.
Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.