Natural de Vitória da Conquista e estudante de administração na UniFTC, Anderson Rocha já foi candidato a vereador em 2020 em sua cidade natal e agora é pleteante a uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) pelo PDT.
Bissexual e com 23 anos, Anderson acumula posições de liderança: já foi gerente municipal de juventude, conselheiro municipal de juventude e também de assistência social e de igualdade racial e gerente de compras da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista.
Recentemente, recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Faculdade Formação Brasileira e Internacional de Capelania e a Ordem dos Capelões do Brasil.
Se eleito, o candidato buscará incentivar a cultura e o turismo LGBT, capacitar a população transexual para o mercado de trabalho e respeitar o diálogo entre quem pensa diferente.
Ao Guia Gay Salvador, Anderson falou mais sobre suas propostas:
O Brasil é um dos países mais avançados do mundo em direitos LGBT, mas ainda há desafios para a cidadania arco-íris. Quais suas propostas para que a Bahia avance nesse campo?
Sabemos que a Bahia é um dos Estados mais perigosos para a população LGBT e precisamos de politicas públicas fortes para combater esse triste indicador.
Em meu mandato quero promover oportunidades para a promoção da empregabilidade, geração de renda e criação de centros de referência de combate a lgbtfobia, além de capacitar todo o funcionalismo público.
Importante também criação de programas de capacitação e formação profissional com foco na população LGBT; políticas públicas de incentivo e difusão à cultura e turismo do segmento; feitura de programas de atendimento psicosocial público para ajudar nossos jovens e suas famílias na descoberta da homossexualidade, transexualidade etc, para promover convivência saudável.
Fora a questão LGBT, quais seus projetos para a população baiana em geral?
Eu quero ser um soldado na luta pela redução das desigualdades. Um deputado estadual deve estar preparado para se posicionar e dialogar sobre todas as questões.
Além de propor e discutir leis, cobraremos dos governantes investimentos e políticas públicas alinhadas com a vontade das ruas. Educação, inovação, justiça social e mais geração de oportunidades são minhas principais bandeiras.