Depois de muita expectativa de a parada global do orgulho LGBT ir para o Sudeste Asiático pela primeira vez na história, a organização local desistiu de realizar o evento, marcado para 2025. A razão foi briga acerca do nome.
A candidatura para sediar o evento, feita em 2021, foi empunhada como Parada Mundial Taiwan.
Entretanto, há poucas semanas, a detentora do direitos do evento, a Interpride, rede mundial de paradas, pediu para a organização mudar o nome e colocar o da cidade que receberá a atividade, Kaohsiung.
Até agora, todos locais que organizaram essa parada usaram o nome do município, nunca do país.
Ativistas de Taiwan afirmaram que, frente ao pedido, decidiram abrir mão do evento. "Fazemos isso em nome do interesse da comunidade LGBT do país", afirmaram.
O governo criticou a interferência e a qualificou como politizada.
"Taiwan lamenta profundamente que a Interpride tenha rejeitado unilateralmente, por razões políticas, o consenso alcançado pelas duas partes", disse em nota o ministério taiwanês de Relações Exteriores.
A região é uma dos mais avançadas em direitos LGBT na Ásia e é a única que permite o casamento de pessoas do mesmo sexo no continente. A China reivindica a ilha como parte de seu território e restringe suas relações diplomáticas.
A parada mundial em 2023 será feita em Sydney, em fevereiro e março.
Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits 2022 no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.