Uma espécie de "pílula do dia seguinte" para infecções sexualmente transmissíveis deve ser lançada em breve pelos Estados Unidos.
De acordo com o The New York Times, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças do país divulgaram projeto que prevê a recomendação do antibiótico doxiciclina para prevenir contágio por doenças como sífilis, gonorreia e clamídia.
Na prática, algumas clínicas estadunidenses já começaram a receitar o medicamento.
Chamada por lá de DoxyPep, a terapia será indicada para grupos com maior risco de desenvolver DST (doenças sexualmente transmissíveis ou IST - infecções sexualmente transmissíveis -, como denomina o Ministério da Saúde).
A pílula será receitada somente a homens gays e bissexuais e mulheres trans que tiveram DST bacteriana no último ano ou que de outra forma estão em risco aumentado.
"Não queremos oferecê-lo de forma generalizada a qualquer pessoa que possa ter um encontro sexual de risco relativamente baixo”, disse Kaiyti Duffy, diretora médica do Centro LGBT de Los Angeles, que oferece o medicamento, à reportagem.
O precaução é porque tomar antibióticos com frequência pode tornar as bactérias resistentes aos medicamentos.
"Estamos dizendo: vamos limitar apenas às pessoas que suspeitamos que serão as mais beneficiadas, para garantir que não estamos usando antibióticos em excesso”, esclareceu Jenell Stewart, infectologista da Universidade de Minnesota e da Hennepin Healthcare.
“Isso faz parte da cautela, garantindo que tenhamos evidências de que os benefícios superarão os riscos.”
A pílula deve ser ingerida até 72 horas após relação sexual sem preservativo, incluindo sexo anal e oral, e quanto mais cedo tomar, melhor.
Stewart aponta que a doxiciclina é bastante eficaz contra sífilis e clamídia. Já em relação à gonorreia, o tratamento pode variar, pois algumas cepas da bactéria são resistentes ao medicamento.
O remédio não protege contra infecções virais, tais como herpes, mpox, HIV e HPV e pode ser tomado em conjunto com a Prep.
Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.