Seja para conquistar o cobiçado pink money ou demonstrar inclusão a homossexuais (ou ambos), ao menos cinco marcas brasileiras colocaram casais de gays e lésbicas em anúnicos para o Dia dos Namorados deste ano.
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O Boticário
Com cover de Toda Forma de Amor, canção de 1988 de Lulu Santos, que por si só já tem uma mensagem inclusiva, O Boticário fez vídeo falando de três irmãs gêmeas com seus respectivos amores - uma delas forma um casal lésbico.
Esta não foi a primeira vez da marca. Em 2015, com uma versão instrumental da mesma música do Lulu, O Boticário já havia colocado um casal de gays e um de lésbicas na campanha para a data. Em 2017, a empresa liderou o estudo Diversidade não é # com as 13 empresas que melhor entendem como a usar a diversidade em suas campanhas.
Hering
A marca colocou um casal gay dentre seus posts no Instagram (os rapazes também aparecem em uma das imagens pequenas no site da grife).
No post, a Hering deixa claro que se trata de um casal com os dizeres: "Ahh, o amor! Que tal combinar esse sentimento lindo com looks incríveis?"
Lojas Americanas
Quem também lembrou dos casais homossexuais para a data romântica foi as Lojas Americanas. No site da empresa é possível ver imagens com dois homens e duas mulheres.
C&A
A cadeia de lojas montou um mix diversificado de raças e orientações sexuais em vídeo da campanha do Dia dos Namorados em suas redes sociais.
Um casal de homens e outro de mulheres integram a campanha.
Riachuelo
A marca aparece aqui, mas com ressalva. Há casais de gays e lésbicas - com direito a beijo - no anúncio para o Dia dos Namorados.
Entretanto, a Riachuelo caiu em desgraça com o público LGBT após o presidente da empresa, Flávio Rocha, mostrar-se favorável às bandeiras das igrejas, que lutam contra os direitos LGBT, no início de 2018.
Um ano antes, consumidores já haviam estranhado a falta de casais homossexuais em um anúncio para o mesmo Dia dos Namorados que continha muitos casais héteros dançando.
No ano passado, teve casal gay no anúncio da marca para o Dia dos Pais. O boicote à marca, por parte do público LGBT, continua vigente.