Entre 2 e 12 de setembro a Caixa Cultural Salvador fica muito mais arco-íris. O local é palco da mostra New Queer Cinema – Cinema, Sexualidade e Política, que exibirá 23 filmes de língua inglesa produzidos entre as décadas de 1980 e 1990 e mais quatro títulos nacionais lançados entre 2013 e 2014, todos dialogando com a sexualidade LGBT.
Curta o Guia Gay Salvador no Facebook
O termo "New Queer Cinema" surgiu no fim da década de 1980 para classificar filmes de uma nova geração de cineastas norte-americanos e britânicos que desafiavam as normas politicamente corretas com as quais Hollywood e a televisão norte-americana tratavam os homossexuais.
As produções eram uma tentativa de se criar discussões sobre assimilação e tolerância de gêneros pela mídia e pela sociedade. Com curadoria de Denilson Lopes e Mateus Nagime, a mostra reúne alguns filmes raros – especialmente curtas seminais da época –, que não tiveram sessões públicas no Brasil.
"O objetivo do projeto é reavaliar esse intervalo de 25 anos, a relevância e o impacto do New Queer Cinema e o que ele representa na sociedade contemporânea com novos debates e questões”, explica Nagime. Todos os filmes serão exibidos em tela de 150 polegadas e as obras estrangeiras serão legendadas.
Debates e livro
O assunto irá além das telas, com a realização de dois debates: "Corpo e Política", dia 3, às 19h, com mediação de Mateus Nagime e "Como Definir o Queer no Brasil?", dia 8, às 19h, com mediação de Denilson Lopes.
Durante a mostra será lançado um livro-catálogo sobre o New Queer Cinema e seus antecedentes cinematográficos, políticos e acadêmicos. O impresso contempla traduções de textos relevantes sobre o tema, fotos, sinopses e fichas técnicas dos filmes selecionados, além de artigos inéditos de pesquisadores, críticos e artistas que trabalham com questões relacionadas a cinema e sexualidade.
"Rever esses filmes é pensar como a questão das dissidências sexuais pode se colocar além das hétero e homonormatividades, ou seja, para além de padrões aceitáveis de sexualidades e afetos, tanto entre heterossexuais, quanto homossexuais", afirma Denilson Lopes.
Mais informações sobre o evento você tem em nossa Agenda.