Vitória! Os dois maiores defensores dos direitos LGBT na Câmara dos Deputados foram reeleitos. E com louvor! Jean Wyllys (Psol--RJ) e Erika Kokay (PT-DF) receberam grande número de votos na eleição deste domingo 05.
Curta o Guia Gay Salvador no Facebook
Wyllys, que em 2010 foi eleito deputado federal pelo Rio de Janeiro com apenas 13.018 votos, viu sua votação se multiplicar em 11 vezes. Agora, o parlamentar foi o sétimo colocado na lista dos eleitos no Estado, com 144.770 votos (ou 1,90% dos votos válidos).
Erika também teve votação muito expressiva no Distrito Federal. A deputada foi reeleita com 92.558 votos (ou 6,37% dos votos válidos), ficando em terceiro lugar para a câmara dentre os concorrentes do DF.
Ambos são autores de duas das propostas mais significativas para os cidadãos arco-íris. É deles a PEC do Casamento Igualitário, que propõe mudanças na Constituição para reconhecer na lei casamentos entre pessoas do mesmo sexo, e também a Lei da Identidade de Gênero (ou Lei João W. Nery) que permite que pessoas possam passar por cirurgia de redesignação do sexo sem necessidade de ajuda psicológica ou autorização judicial.