O deputado federal Jean Wyllys (Psol-RJ) foi escolhido como o LGBT mais influente da capital federal. A votação foi realizada pela publicação Guia Gay Brasília,da Guiya Editora, dentre 31 personalidades homossexuais, bissexuais, travestis e transexuais do Distrito Federal. O segundo lugar ficou com o jornalista e empresário Thales Sabino, proprietário da boate Victoria Haus.
Curta o Guia Gay Salvador no Facebook
Concorreram ao título LGBT atuantes em artes, iniciativa privada, órgãos públicos e ativistas. Apenas moradores do Distrito Federal puderam votar e serem votados. Ao todo, foram escolhidos os sete LGBT Mais Influentes de Brasília. Responsável pela organização da escolha, o Guia Gay Brasilia é um roteiro impresso com os locais de frequência arco-íris da cidade.
O sócio-proprietário do periódico, o jornalista Welton Trindade, afirma que a lista é uma forma de fortalecer a comunidade arco-íris da cidade. "Assim como negros, mulheres, brasileiros, enfim, como qualquer grupo identitário, nós LGBT também precisamos reconhecer e aplaudir quem se destaca em sua área de atuação e nos dá orgulho. Enfim, é uma forma de mostrar nossos heróis e heroínas."
A lista completa dos 7 Mais Influentes, divulgada na edição de fim de ano do Guia Gay Brasília são:
1) Jean Wyllys - deputado federal pelo Psol-RJ.
2) Thales Sabino - sócio-proprietário da boate Victoria Haus.
3) Fábio Felix - integrante da direção do Psol-DF.
4) Carol Silvério - coordenadora do Centro de Referência da Diversidade do GDF.
5) Bianca Moura - integrante da ONG Anav Trans, de apoio a travestis e transexuais.
6) Michel Platini - coordenador das paradas do Orgulho LGBT de Brasília e Taguatinga.
7) Symmy Larrat - travesti coordenadora de Políticas para LGBT do governo federal.
Em entrevista a respeito do primeiro lugar na lista, Jean Wyllys afirma que Brasília é uma cidade aberta ao diverso. "Brasília - talvez pela proposta da capital, talvez pela arquitetura e tudo o que inspira, ou até mesmo por atrair gente jovem em busca de um bom emprego - é uma cidade mais aberta à diversidade que muitas capitais.", disse.
Confira mais detalhes dos eleitos e todo roteiro LGBT de Brasília abaixo:
Votaram: Allice Bombom, André Queiroz, Baby de Brasília, Caio Barbieri, Carol Silvério, Elker Barros, Evaldo Amorim, Fábio Félix, Flávio Brebis, Gil Padylha, Giza Vital, Hendy Miranda, Henrique Elias, Hernanny Queiroz, Jean Wyllys, Laurie Blue, Lucci Laporta, Manú Santoro, Maurício Martins, Michel Platini, Múcio Mello, Ricardo Lucas, Rodrigo Antonello, Symmy Larrat, Thiago Malva, Tio Enilson e Wilson Nemov.