O drama Hoje Eu Quero Voltar Sozinho foi escolhido, nesta quinta-feira, 17, como o representante brasileiro para a categoria de melhor filme estrangeiro no Oscar 2015.
O longa de Daniel Ribeiro conta a história de Leonardo (Ghilherme Lobo), um adolescente gay apaixonado pelo colega de escola Gabriel (Fabio Audi). A produção ganhou, no último Festival de Cinema de Berlim, o prêmio FIPRESCI, da Federação Internacional dos Críticos de Cinema, e o Teddy Award, o de melhor filme com temática LGBT.
Curta o Guia Gay Salvador no Facebook
'Hoje' é um desdobramento do curta-metragem Eu Não Quero Voltar Sozinho, que Ribeiro realizou em 2010. Segundo o site Filme B, o filme levou, até agora, 189 mil pessoas ao cinema.
"O Brasil vive um momento muito histérico com discussões de diversidade sexual. Parece ser o momento em que o Brasil quer tocar nessa temática", disse o diretor, por telefone, ao portal UOL.
Ao todo, 18 produções disputavam a vaga brasileira para tentar uma indicação. Praia do Futuro, Getúlio, Tatuagem e Serra Pelada eram alguns dos pré-selecionados. Os indicados ao Oscar serão conhecidos em janeiro. A premiação ocorre em 22 de fevereiro.