Com o slogan "Admire a Diferença", nasce a grife Alecrina, da jornalista e criadora em moda Manuela Bacelar. A proposta é vestir e passar mensagens de empoderamento LGBT e de mulheres.
Curta o Guia Gay Salvador no Facebook
"A Alecrina entende a moda como modus, comportamento, como algo que é maior e que pode - e deve - provocar as pessoas a refletir, promovendo impacto social e conscientização", definiu Manuela, cujas avós costuravam, avô era alfaiante e a mãe também vive meio a tecidos, agulhas e linhas.
O engajamento está na gênese da grife. "Nasceu com o pensamento de uma mulher, mãe de menina, feminista, jornalista, com habilidades em programas de criação, que ama moda e que gostaria imensamente de vestir algo que pudesse falar em prol dos direitos humanos, enfatizando os direitos das mulheres e da comunidade LGBT."
Inicialmente, há camisetas com estampas com nomes de mulheres, símbolos do masculino, feminino e pessoas trans e a mensagem de que todos somos humanos.
Novas estampas LGBT virão em junho. Todas as peças são 100% algodão. A proposta é, em breve, oferecer vestuário completo e camisaria social.
Por ora, pode-se comprar as criações em circuitos alternativos de Salvador (inclusive no Burlesque Bar), Lauro de Freitas e Camaçari.
O e-commerce será iniciado daqui a pouco tempo. O planejamento ainda inclui vendas em outros Estados por meio de parcerias ou revendas, e, em 2017, loja móvel e depois uma fixa.
Além de pedir mais respeito às pessoas, a Alecrina quer uni-las. "Haverá vários projetos para ampliar a discussão na sociedade sobre mulheres e LGBT", diz ao Guia Gay Salvador.
Nessa proposta, haverá a Confraria, em que membros pagarão taxa periódica e receberão mensalmente criações exclusivas.
"Também poderão participar dos eventos promovidos pela Alecrina somente para quem estiver no grupo. Esses eventos reunirão série de atividades relacionadas a arte, cultura, direitos humanos e outros assuntos relacionados à proposta conceitual da Alecrina."