Por Marcio Claesen
Nas novelas, o assunto arco-íris promete repercutir tanto quanto no ano passado ao colocar veteranas atrizes como lésbicas. Nas séries, novas temporadas de atrações que cativaram o público. No cinema, até dezembro podem surgir novidades, mas já se inicia o ano com boas perspectivas.
Curta o Guia Gay Salvador no Facebook
Veja personagens LGBT reservados para 2015:
CINEMA
São Paulo em Hi-Fi
É um filme, mas poderia ser chamado de documento histórico. Registrar os primórdios da noite gay da maior cidade brasileira foi um desafio heróico de Lufe Steffen. O diretor reuniu depoimentos de personalidades LGBT que viveram a época e gravações de shows, performances e festas que nos anos 1960, 1970 e 1980 deixaram a Pauliceia muito mais inspirada e interessante. O longa, desde 2013, tem sido exibido em festivais e sessões especiais e há promessa de ganhar mais cópias e estrear no circuito comercial este ano.
O Jogo da Imitação
Benedict Cumberbatch está ótimo como o matemático gay Alan Turing que ajudou a decifrar códigos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Mais tarde, Turing sofreu castração química ao ser acusado de homossexualidade. O longa é cotado para receber diversas indicações ao Oscar 2015. A estreia no Brasil está prometida para o próximo dia 29.
O Uivo da Gaita
Duas loiras lindas se pegando parece mais roteiro de filme pornô hétero, mas faz parte da história do drama de Bruno Safadi. No longa, Mariana Ximenes intepreta Antônia, que vê seu casamento com Pedro (Jiddu Pinheiro) entornar quando se envolve com Luana (Leandra Leal). O filme é outro que tem passado em mostras e seções especiais desde 2013 e pode, enfim, ter grande estreia este ano.
Pride
A união entre militantes LGBT e mineiros em greve na Grã-Bretanha dos anos 1980 gerou a comédia dramática do diretor Matthew Warchaus, que concorre a melhor filme de comédia no Globo de Ouro 2015. No elenco, os excelentes Imelda Staunton e Bill Nighty. O longa envolveu-se em recente polêmica ao ter a parte arco-íris da história suprimida na divulgação de seu DVD nos Estados Unidos.
TELEVISÃO
Looking
A história de três amigos, Patrick (Jonathan Groff), Agustín (Frankie J. Alvarez) e Dom (Murray Bartlett) na deliciosa San Francisco fez sucesso no início de 2014 e ganha uma segunda temporada a partir de 19 de janeiro na HBO.
Glee
É a sexta e última temporada da série que conquistou teens e pós-teens nos Estados Unidos e no mundo. Bastante importante ao tratar de temas como o bullying escolar, o programa perdeu fôlego no último ano mas pode terminar em grande estilo com dois casamentos gays na temporada que se inicia lá fora no próximo dia 09.
Pé na Cova
Divertidíssima e melancólica ao mesmo tempo, a série de Miguel Falabella tem a quarta temporada garantida em 2015, às terças-feiras na TV Globo. Ainda há poucas informações de como se desenrolará a trama que envolve a stripper Odete Roitman (Luma Costa) e seu casamento de idas e vindas com Tamanco (Mart'nália), cujo irmão é a travesti Markassa (Maurício Xavier).
Babilônia
As veteranas Fernanda Montenegro e Nathália Timberg viverão Teresa e Estela, casal que está junto há mais de 50 anos e resolve oficializar a união. Elas sofrerão com as maldades de uma vizinha homofóbica (vivida por Arlete Salles). Mães adotivas de Rafael (Chay Suede), que é biologicamente o neto de Estela, a união do casal também será motivo para o rapaz ser perseguido. Estreia em 23 de março.
Sete Vidas
Mais uma grande atriz, aqui, Regina Duarte, também estará nas telas com uma personagem homossexual. Na próxima trama das seis da TV Globo, Regina viverá Esther, que já começa a novela viúva de Vivien. Ela será mãe de um casal de gêmeos, concebidos por meio de inseminação artificial. A história, no entanto, girará mais em torno de seus herdeiros do que de sua orientação sexual. Algo grave: há previsão da personagem se envolver com um homem durante a trama em mais um dos inúmeros casos de "homossexuais convertidos" nas novelas da emissora.