A próxima quinta-feira 11 é de evento duplo na capital baiana. A Associação de Travestis e Transexuais de Salvador (ATRAS) realiza pré-estreia do filme Atrás dos Olhos e entrega o 2º Prêmio Michelle Marry.
Curta o Guia Gay Salvador no Facebook
Dirigido por André Araujo e Fábio Fernandes, o curta-documentário conta a história de travestis que ajudaram a fundar e a manter uma das mais antigas entidades voltada à cidadania trans do País, a ATRAS.
A própria associação participou do projeto em parceria com o Grupo de Pesquisa Cultura e Sexualidade (CUS) e viabilizado por meio de edital de culturas identitárias da Secretaria Estadual de Cultura.
A presidente da ATRAS, Milena Passos, explica: “Tive a ideia de fazer esse documentário e encontrei o professor Leandro Colling (coordenador do CUS) em Ilhéus em uma reunião do Fórum Baiano LGBT. Ele adorou e começamos a fazer o projeto com a equipe do CUS, ganhamos o edital e agora estamos apresentando o resultado”,
Fernandes conta que o objetivo da direção foi de fugir do formato institucional, "mas que contasse histórias de pessoas, de como elas, em suas trajetórias singulares e marcadas por muita resistência, se dedicaram ao ativismo. Foi com esse espírito que concebi o título do filme, como uma metáfora dessas inúmeras e ricas narrativas ali guardadas nos olhos daquelas mulheres tão valentes e decididas a enfrentar um mundo transfóbico”.
Na mesma noite, comandanda por Dion Santyago, haverá a 2ª edição do Prêmio Michelle Marry, destinado a pessoas que contribuíram para a defesa e direitos de pessoas trans.
Mais informações sobre o evento você tem em nossa Agenda.