A icônica drag queen Divine pode ganhar um monumento em sua cidade natal, Baltimore, nos Estados Unidos. Melhor: na esquina onde ela filmou a última cena de Pink Flamingos (1972), de John Waters.
Curta o Guia Gay Salvador no Facebook
A construção foi proposta pelo dono de uma loja local, Michal Makarovich, que acredita que ela atrairá turistas. "Haverá peregrinações para ver isto", disse ao jornal Baltimore Sun. "Achamos que haverá uma base internacional de fãs."
O monumento proposto (imagem abaixo) mede 2,5 metros de altura por 1 metro de largura, de concreto e mármore e custará entre R$ 200 mil e R$ 400 mil. Divine aparecerá toda maquiada, claro, junto à frase: "Foi um dia mágico nas nossas felizes e jovens vidas". Detalhe: haverá uma representação em bronze do cocô de cachorro que ela come no final do filme.
Segundo a publicação, a ideia foi bem-recebida pelo prefeito e Makarovich espera que a homenagem esteja pronta até julho, época de um festival anual de artes local. O financiamento para a obra será realizado pelo site colaborativo Kickstarter.
Divine, cujo nome de batismo era Harris Glenn Milstead, fez sucesso no cinema alternativo, sobretudo nos filmes de John Waters, de quem se tornou musa, no final dos anos 1960 e começo dos 1970. Nos anos 1980 se dividiu entre o cinema e a carreira musical. Divine morreu cedo, aos 42 anos, de problemas cardíacos, em 1988.