Aumenta número de igrejas evangélicas que apoiam o casamento gay

Grandes templos discutem interna ou abertamente os direitos LGBT

Publicado em 19/01/2015
Grandes igrejas evangélicas estão repensando direitos LGBT
Grandes igrejas evangélicas dos EUA repensam direitos LGBT

As igrejas evangélicas, que tanto vociferam contra os direitos arco-íris, estão mudando. Ao menos nos Estados Unidos. Um estudo mostrou que o comportamento dos religiosos, sobretudo os mais jovens, está muito mais tolerante.

 Curta o Guia Gay Salvador no Facebook 

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa de Religião Pública, o apoio ao casamento gay dentre os evangélicos jovens passou de 20% para 42% entre 2003 e 2014.

Já uma reportagem da revista Time aponta que ainda que em público pastores e igrejas ainda tenham medo de falar sobre as mudanças pelas quais nossa sociedade passa, atrás dos púlpitos, o pensamento deles sobre a tolerância tem mudado.

O apoio do pastor Ryan Meeks é às claras. "Eu me recuso a ir a uma igreja onde meus amigos gays são excluídos da comunhão, da aliança do casamento ou da beleza da comunidade cristã", disse Meeks à publicação. Ele faz parte da Igreja da Comunidade de EastLake, em Seattle, Estados Unidos, que se declara inclusiva. 

Já Bill Hybels, da Willow Creek, importante igreja evangélica sediada em Chicago, se reuniu no último ano com congregantes LGBT para compreender melhor suas histórias. Outro reconhecido pastor do país, Andy Stanley, da Igreja de North Point, Atlanta, juntou evangélicos arco-íris e líderes da Convenção Batista do Sul para conversas a portas fechadas sobre os diferentes pontos de vista a respeito do casamento gay, em outubro passado.

Ao menos por lá, parece que por mais que haja muitos inimigos declarados aos LGBT dentro das igrejas, outros estão repensando seus valores.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.