Se as opções de filmes de temática LGBT andam escassas no cinema, na televisão há inúmeras.
Curta o Guia Gay Salvador no Facebook
De documentários a longas premiados com o Oscar, estas produções perpassam temas como casamento homossexual, aids, cirurgia de redesignação do sexo e a descoberta da sexualidade.
Conheça 12 filmes para assistir no fim de semana prolongado nos canais a cabo da TV:
Melhor É Impossível (HBO Family, sábado, 14h21 e 23h30)
A temática gay é abordada de forma suplementar, mas é essencial para o longa de James L. Brooks para tratar da questão da tolerância na vida do ranzinza vivido por Jack Nicholson. Ele e Helen Hunt levaram os prêmios de ator e atriz no Oscar de 1998.
O Casamento do Meu Melhor Amigo (HBO Family, sábado, 16h42)
Comédia deliciosa com Julia Roberts que descobre que seu melhor amigo (Dermot Mulroney, lindo no filme) vai se casar e tenta roubar o lugar da noiva. O melhor amigo de Julia no filme é Rupert Everett, gay na tela e na vida real, em um de seus melhores papéis no cinema.
Segundas Intenções (FX, domingo, 2h45)
Um clássico para jovens do final da década de 1990, o longa deriva do mesmo romance que rendeu Ligações Perigosas (1988) e que em breve ganhará adaptação em minissérie da TV Globo. Nesta história de intrigas e armações, Ryan Phillippe está lindo de morrer, há um amigo gay (Joshua Jackson) e um dos beijos lésbicos mais cultuados do cinema (entre Sarah Michelle Gellar e Selma Blair).
Filadélfia (HBO Signature, domingo, 18h40 e domingo para segunda, 2h12)
Tom Hanks levou o primeiro Oscar para casa ao interpretar um advogado que é despedido da empresa onde trabalha quando passa a apresentar os primeiros sintomas da aids. A doença, em 1993, ainda não tinha o mesmo tratamento que hoje. Antonio Banderas interpreta seu companheiro.
J. Edgar (Warner, domingo, 19h27)
Um grande filme de Clint Eastwood que foi injustiçado no Oscar 2012. Leonardo Di Caprio não foi indicado ao prêmio ao viver, com excelência, o diretor do FBI, J. Edgar Hoover. O homem atravessou inúmeros presidentes norte-americanos e guardava muitos segredos de Estado e pessoais. Hoover possuía um companheiro (o gatão Armie Hammer), com quem viveu uma linda e discreta história de amor.
Larry Kramer: No Amor e na Raiva (HBO Signature, domingo, 22h15)
Documentário lançado este ano e ainda inédito em nossos cinemas. O diretor Jean Carlomusto investiga a vida do dramaturgo e ativista gay Larry Kramer, de 80 anos, que inspirou gerações, desde os anos 1970, pela luta dos direitos LGBT.
Saindo do Armário (Telecine Pipoca, domingo para segunda, 0h05)
Comédia sem consequências de Chris Nelson, de 2014, sobre dois amigos que fazem um pacto para perderem a virgindade até a formatura. Logo, um deles se declara gay, eles de desentendem, mas depois reatam a amizade, com o hétero tentando arranjar encontros para o amigo.
The Normal Heart (Max Up, segunda, 5h15)
Horário ingrato para este filme ganhador do Emmy em 2014. O ótimo e gato Mark Ruffalo se mobiliza para lutar contra a aids, no auge da epidemia, nos anos 1980, após a doença começar a se mostrar em pessoas próximas, como seu namorado (o lindo e gay declarado Matt Bomer). Dirigido por Ryan Murphy (criador de Glee, American Horror Story e da recém-estreada série Scream Queens).
Versos de um Crime (Telecine Premium, segunda, 5h45)
Daniel Radcliffe vive o poeta Allen Ginsberg neste longa que passou nos cinemas brasileiros em 2014. Na universidade na década de 1940, escritores que formariam a Geração Beat se encontram. Ginsberg se fascina pelo manipulador colega Lucien Carr (o loiro Dane DeHaan) e se envolve numa trama de assassinato. A cena de sexo de Radcliffe foi bastante comentada antes da estreia do longa, mas não impressiona.
O Casamento Gay em Julgamento (HBO Signature, segunda, 14h)
Documentário de 2014 dirigido por Ben Cotner e Ryan White, que acompanha, por cinco anos, um processo para anular a Proposição 8 da Califórnia, que proibiu o casamento gay no Estado norte-americano em 2008.
Um Dia de Cão (Max, segunda, 14h40)
Caso real de um homem que arma um assalto a banco em Nova York para pagar a cirurgia de redesignação sexual do namorado. Algo dá errado e o roubo passa a ser mostrado ao vivo pela televisão norte-americana. Al Pacino impressionante na tela neste longa de 1975 e dirigido por Sidney Lumet.
Clube de Compras Dallas (Telecine Touch, segunda, 22h)
Longa que rendeu o Oscar a Matthew McConaughey de melhor ator e Jared Leto de melhor ator coadjuvante, em 2014. Em meados dos anos 1980, auge da epidemia da aids, um cowboy hétero é diagnosticado com a doença e lhe dão um mês de vida. Ele vai à luta em busca de tratamentos e passa a contrabandear remédios com ajuda da transexual Rayon.