"Primeira capital do Brasil", "Cidade de tanta glória", "Roma negra"... Os apelidos para a antiga São Salvador da Bahia de Todos os Santos são vários, porém ainda menos múltiplos que as formas de amar - ou não - a capital baiana, que faz 468 anos nesta quarta 29.
Curta o Guia Gay Salvador no Facebook
Prova disso está nas respostas que o Guia Gay Salvador teve ao perguntar a personalidades LGBT locais qual foi o maior presente que a cidade lhes deu. Tem axé, tem festa, tem turismo e até dor de cabeça! Enfim, Salvador de todas as sensações!
Scarleth Sangalo - transformista
"Salvador me deu o brilho de ser quem eu sou naturalmente. Quando a gente diz que é soteropolitano, as pessoas sorriem porque somos estrelas da nossa terra. Me deu também uma culinária singular e plural ao mesmo tempo com recheio de muitas felicidades porque é para todos os gostos. Me deu o axé que só aqui tem."
Marcia Franco - produtora de festas
"Para mim, o maior presente da cidade de Salvador sempre foram os soteropolitanos. Sou de Vitória da Conquista e vim para cá aos 19 anos. As pessoas daqui sempre me acolheram generosamente por todos os lugares por onde passo. Quero destacar em especial o público que sempre frequentou as minhas casas, desde a boate Mix Ozone, que fundei em 1996, até a Off Club, que mantive por 11 anos. Foi aqui, em Salvador, que aprendi que entretenimento pode ser negócio, que é um fator motivador para a vida das pessoas, que pode influenciar de forma positiva na dinâmica do lugar e que merece uma profunda profissionalização. Viver em Salvador é ter tendência para celebrar."
Vida Bruno - coordenador do Centro Municipal de Referência LGBT
"O Centro Municipal de Referência LGBT é um serviço da Prefeitura de Salvador, ligado à Secretaria de Reparação e o Plano Municipal de Politicas Publicas de Cidadania e Direitos às Pessoas LGBT. São dois grandes passos importantes para a ampliação de direitos referentes à população LGBT de Salvador. Estes continuam sendo o presente ideal para qualquer LGBT, garantia da cidadania."
Scher Marie Mercury - produtora de eventos
"A felicidade de morar em uma das maiores cidades turísticas do planeta."
Rosy Silva - ativista e estudante de Direito
"Meu maior presente foi minha militância, a minha liberdade de poder gritar por direitos iguais, pois para quem não sabe sou de Teresina."
Valerie O'rarah - transformista
"O maior presente recebido dessa cidade linda que eu amo como Valerie, sem dúvida é a credibilidade que meu povo tem com minha personagem, não somente os soteropolitanos, mas também os turistas que se encantam com a terra. Acreditar e confiar naquilo que faço em qualquer espaço dessa cidade é sim o maior presente que Salvador tenha me dado. Feliz aniversário Salvaaaaaaaador!"
Paulett Furacão - Conselheira Estadual de Direitos Humanos
"Nada. Dor de cabeça."
José Augusto Vasconcelos - sócio-proprietário do Grupo San Sebastian
"Salvador é uma cidade de todos e nos deu espaço para crescer, energia para continuar e axé para proteger nosso trabalho."