Morreu na terça-feira 3, de falência múltipla de órgãos, a atriz Vida Alves, que não só deu o primeiro beijo na boca de um homem na TV brasileira como também o primeiro beijo homossexual. A artista tinha 88 anos de idade.
Curta o Guia Gay Salvador no Facebook
Vida fez revoluções de costumes por meio de beijos. Em 1951, na novela Sua Vida Me Pertence, ela beijou o ator Walter Foster, que também era diretor da produção. A rejeição ao fato foi tão grande que o fotógrafo da emissora, a TV Tupi, disse que não faria imagem do ósculo porque nenhuma revista ou jornal teria coragem de publicá-la.
Anos mais tarde, na mesma emissora, chegou a vez de outro momento de escândalo. No teleteatro A Calúnia, Vida beijou na boca a atriz Geórgia Gomide. Nunca duas pessoas do mesmo sexo tinham feito esse carinho na TV no Brasil. Não se sabe ao certo se a cena foi ao ar em 1963 ou 1964 (a data é imprecisa pelos historiadores).
Sobre o beijo lésbico, Vida comentou: "São coisas que existem, e se bem focadas e realizadas, contribuem para uma sociedade mais aberta e mais consciente".
Veja abaixo Vida falando sobre o fato (a partir de 5'50):