Ex-vocalista do Savage Garden, Darren Hayes contou que passou por momentos de dor, isolamento e depressão profunda ao se descobrir gay no auge da fama.
À revista People, o cantor australiano disse que teve de "cultivar" uma persona construída para protegê-lo "de anos de bullying na escola, negação e vergonha" sobre sua sexualidade "e uma máscara para esconder a depressão crescente que logo se tornaria esmagadora".
Na época, em 1999, Hayes estava em processo de divórcio, após quatro anos de casamento com a amiga de infância Colby Taylor.
O duo - formado por ele e Daniel Jones - havia acabado de lançar o segundo álbum, Affirmation, que resultou no segundo número 1 deles na Billboard, a faixa I Knew I Loved You.
Apesar do enorme sucesso no mundo, sua vida pessoal estava em pedaços. "Ninguém sabia que eu estava profundamente infeliz, mal contendo segredos que logo me devastariam emocionalmente e me levariam à beira do suicídio no auge da minha fama", revelou.
Ele encerrou a banda em 2001 e contou que dormia por dias inteiros por causa da depressão. Funcionários seus verificavam, frequentemente, se o cantor ainda estava respirando.
Por volta de 2002, Hayes passou a se consultar com psiquiatra e a tomar medicamentos antidepressivos.
"Como me abracei totalmente na minha arte, não sinto mais a vergonha da minha sexualidade ou da minha saúde mental", disse ele.
"Falo abertamente sobre ambos porque acredito que eles estão conectados, e ao falar sobre o que mais nos envergonha, é minha esperança que trazer luz à tristeza afaste a escuridão, saúde como 'uma bênção, um dom e uma maldição'."
Hayes começou a namorar o designer Richard Cullen em 2003 e se uniram em uma cerimônia particular dois anos depois. Em 2013, os dois se casaram oficialmente na Califórnia, Estado norte-americano que já legalizara essas uniões, para mostrar apoio ao então movimento pela união homossexual - aprovado nacionalmente nos Estados Unidos em 2015.
Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits 2022 no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.