Um dos canais LGBT mais ativos e relevante do YouTube, o Canal das Bee perdeu um de seus principais nomes, Debora Baldin. E sua saída não foi amigável.
Curta o Guia Gay Salvador no Facebook
Em sua página no Facebook, Debora disse que não mantém mais relação com ninguém da equipe do canal nem pretende manter. "Não falarei a respeito com pessoas que não os meus amigos, coisa que eles não são mais e, sim, são divergências de todas as ordens: ideológicas, pessoais e profissionais. Respeitem essa posição", escreveu a ex-integrante do canal.
Debora contou que foram quatro anos de dedicação ao projeto, não tem nenhum outro em vista no momento e está se recuperando pelo que ocorreu. "Agradeço muito por todo o carinho, paciência, interesse em ouvir o que eu tinha pra dizer em meio a uma época tão cheia de opiniões (não deixa de ser um privilégio quando as pessoas param pra te ouvir, não?)", agradeceu.
Do outro lado, na quinta-feira 19, Jessica Tauane e Herbet Castro publicaram vídeo no canal para dar satisfação aos seguidores a respeito do sumiço de Debora. Visivelmente abalada, Jessica, que fundou o canal em agosto de 2012, falou das dificuldades de lidar com as relações profissionais e pessoais entre eles ao mesmo tempo em que produzem conteúdo e se desdobram em outros projetos do canal.
"A gente está aprendendo nossos próprios limites e é amedontrador estar desse lado de cá", disse Jessica. No último mês, a gente conversou bastante e decidiu junto com ela [Debora] que ela não vai participar do canal a partir de agora." O que motivou a saída, no entanto, não foi explicado.
Em 2016, o canal lançou uma campanha on-line para arrecadar fundos para o projeto Bee Ajuda, que pretende encaminhar a psicólogos jovens LGBT que os procuram pedindo ajuda. Com a mesma arrecadação conseguida, eles também produzem o primeiro filme do Canal das Bee. Por essas e outras participações atuantes na comunidade arco-íris, Jessica foi eleita a 3ª LGBT Mais influente de São Paulo em 2016.