A morte do apresentador e empresário Silvio Santos, aos 93 anos, no sábado 17, comoveu inúmeros brasileiros - muitos deles da comunidade LGBT.
Nas redes sociais, várias drag queens e artistas trans relembraram momentos em que estiveram ao lado do dono do SBT.
Desde os anos 1980, Silvio recebia transformistas e travestis no palco de seus programas.
Ainda que uma parte da comunidade não goste do jeito debochado e até desrespeitoso que ele se dirigia a algumas pessoas, muitos sempre louvaram o espaço que ele abriu a esses artistas para dançar e dublar.
No Instagram, Salete Campari, Danny Cowlt, Marcinha do Corintho, Leonora Áquilla e Paulette Pink postaram vídeos de participações em atrações comandadas pelo apresentador.
No geral, falaram do quanto ele foi respeitoso com elas e da grande contribuição que ele para o reconhecimento da arte transformista.
Nany People divulgou vídeo em que dá seu depoimento sobre Silvio à Globonews enquanto uma de suas participações no programa é exibida. Ela afirma que o apresentador deu espaço a trans que não existia.
No X, a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) agradeceu a Silvio pela contribuição dele à quebra de estereótipos.
"Silvio, nossa gratidão por você ter sido pioneiro ao abrir espaço na TV brasileira para as travestis em um momento em que, infelizmente, éramos retratadas apenas em programas policiais. Sua atitude desafiou preconceitos e abriu portas para a visibilidade trans", afirmou a entidade.