O ator gay Carmo Dalla Vecchia envolveu-se em polêmica com vários de seus seguidores gays e mulheres por publicação de repúdio à escritora JK Rowling.
Ele foi acusado de roubar a voz de mulheres e de ser contra a arte. Até o fato de ele ter filho por barriga de aluguel foi lembrado e criticado como exploração feminina.
Em sua página no Instagram, o ator de 53 anos sugeriu boicote da escritora britânica responsável pela saga Harry Potter pelo posicionamento de JK sobre a transexualidade.
Na primeira imagem, Carmo compartilha post da autora que não concorda com a frase "Mulheres trans são mulheres". Na imagem seguinte, há vários livros do bruxo mais famoso da literatura sendo queimados.
No texto, o artista diz que a britânica chama a atenção nos últimos anos por comportamento "reacionário, discriminatório e ofensivo à população LGBTQIAP+" e marca a editora da escritora no Brasil, a Rocco.
Vários seguidores concordaram com a opinião de Carmo chamando JK de transfóbica, mas foram minoria.
"O que me espanta na JK é que, por diversas vezes, apoiou a comunidade. Criou personagens gays e agora tem sido tão ridícula nos comentários transfóbicos. Decepção."
O maior número das pessoas foi contra algum ponto da postagem dele.
"Carmo... adoro você, seu trabalho, seus posts... Mas, essa foi uma fora da curva, desculpe! Queimar livros? Não!!! Não concorde, argumente, repudie, faça passeata, abaixo-assinado ou boicote. Mas queimar livros... não", escreveu um seguidor.
"Uma mulher que expressa suas opiniões nunca será aceita", disse outra pessoa.
"Mulheres trans são mulheres trans, mas não são mulheres biologicamente falando", falou outra.
"Mas nada de novo ne...macho é macho, sendo gay, hetero, branco, preto... sempre tem um macho querendo calar uma mulher e desqualificá-la", foi a opinião de outro.
O post teve grande número de comentários e muitos lembraram que ele usou barriga de aluguel para ter o filho dele. Muitas mulheres o acusaram de explorar o corpo feminino por ter optado por essa forma de reprodução. O ator apagou as postagens e bloqueou inúmeros seguidores que o criticaram.
Um dos pontos de maior crítica foi a fala dele sobre estupro de mulheres cis e de assassinatos de mulheres trans. O global foi acusado de minimizar a violência do estupro e de ignorar o número de feminicídios.
Segundo o ator Carmo Dallavecchia, com muita indignação, mulheres são estupradas(pq parece ser um crime tranquilinho), e são os trans q são m0rtos. Talvez ele não conheça os dados de feminicidio. https://t.co/WqWFTm1LXV pic.twitter.com/9LdgcmXKde
— Reflexões de uma mãe que escreve (@18denovembr0) October 18, 2023