Dentre os aniversariantes deste ano, deve-se destacar o do animal mais velho vivo: a tartaruga Jonathan. E o recorde é do vale!
Estima-se que Jonathan tenha nascido em 1832, o que o faz ter, em 2022, 190 anos!
Segundo o site do Guinness - famoso por apontar recordes mundiais - Jonathan ainda tem muita libido e acasala tanto com a tartaruga macho Fred quanto com a tartaruga fêmea Emma.
Jonathan está cego e perdeu o olfato. "Sua audição é excelente e ele adora a companhia de humanos, e responde bem à voz de seu veterinário Joe Hollins", diz o site do governo de Santa Helena.
A ilha é um possessão britânica no Atlântico Sul. Quando Jonathan chegou lá, em 1882, vindo das ilhas Seychelles, os biólogos estimaram que ele estava com 50 anos. Há probabilidade de que ele tivesse ainda mais idade e, portanto, já tenha passado dos 190 anos.
Desde 1991, Jonathan passou a gostar da companhia de Fred, que, acreditava-se até há poucos anos, fosse Frederica. A confusão justifica-se porque não é tão simples saber o sexo das tartarugas.
O Guia Gay relatou a descoberta, em 2017. À época, a imprensa internacional não falou sobre acasalmento com fêmeas, portanto, achava-se que era gay.
Segundo seu veterinário Joe, Jonathan "gosta do sol, mas em dias muito quentes fica à sombra. Em dias amenos, ele toma banho de sol - seu pescoço longo e pernas esticadas ficam totalmente para fora de sua concha para absorver o calor e transferi-lo para seu núcleo".
Quando está frio, a tartaruga mais velha do mundo se enfia em meio a folhas e grama e fica lá o dia todo.
Ele é alimentado diretamente pela mão de veterinário (já que perdeu a visão e o olfato) e suas comidas favoritas são repolho, pepino, cenoura e maçã.
"Ele adora banana, mas tende a grudar na boca. Corações de alface, embora não sejam muito nutritivos, são seus favoritos", afirma Joe.