Autor de novelas de sucesso na Record TV, Tiago Santiago contou que a emissora vetou beijo gay na saga Os Mutantes (2007-2009).
"Em Os Mutantes, a maior interferência foi não deixarem fazer o beijo gay, uma bobagem, porque tem gente que até hoje não vê a homossexualidade como algo absolutamente natural", disse ao Notícias da TV.
A cena de carinho deveria ir ao ar entre Danilo (Cláudio Heinrich) e Bené (Deo Garcez) em Os Mutantes - Caminhos do Coração (2008). Eles formaram o primeiro casal gay na teledramaturgia do canal comandado pelo bispo Edir Macedo.
Três anos depois, já no SBT, Santiago conseguiu emplacar, em Amor e Revolução, a cena entre Marcela (Luciana Vendramini) e Marina (Gisele Tigre), que entraria para a história como o primeiro beijo lésbico e homossexual em telenovelas no País.
Em 2020, o escritor já havia revelado que chegou a propor um beijo lésbico entre as personagens vividas por Maria Ribeiro e Fernanda Nobre em Prova de Amor (2006), mas que justificaram o veto por causa do horário em que a trama ir ao ar, às 19h30.
"Cheguei a propor o beijo, mas levantaram esta questão do horário vespertino, da classificação indicativa e a preocupação de como as famílias conservadoras iam reagir, já que havia muitas crianças acompanhando a novela", disse.
Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.