Setembro É Gayboa tem peças, debates, shows e exposição

Sétima edição do evento ocupa o Teatro Gamboa Nova durante todo este mês

Publicado em 30/08/2018
Uma Janela para Elas. Foto: Caio Lírio
'Uma Janela para Elas' integra a programação do festival. Foto: Caio Lírio

O Teatro Gamboa Nova colore-se pelo sétimo ano consecutivo para mais uma edição do Setembro É Gayboa.

Curta o Guia Gay Salvador no Facebook

O evento, que celebra a diversidade sexual e de gênero no mês da parada LGBT da Bahia, reúne espetáculos teatrais, shows, debates e exposição durante quatro semanas.

A peça Xica, com o Coletivo das Liliths, abre a programação neste sábado 1º e repete a dose no domingo 2 para contar a história de Francisco Manicongo.

Africano e escravizado, ele ficou conhecido como Xica, a primeira travesti não-índia do País, e denunciado à inquisição por se recusar a usar roupas masculinas.

Outra produção teatral é Uma Janela para Elas, que estava em cartaz na cidade e estende a temporada para o Gamboa, na próxima quarta-feira 5.

No palco, sete artistas - Ah Teodoro, Angelina Meels, Flaminga, Milla Hunty, Minx Moon, Sasha Heels e Valerie Orarah - em uma trama que se passa num futuro em que o Brasil foi tomado por uma ditadura e cerceia os direitos de expressão de gênero.

Espetáculo Criança Viada com Vinicius Bustani. Foto: Diney Araujo
Vinícius Bustani faz a peça 'Criança Viada'. Foto: Diney Araujo

O evento no Gamboa também é oportunidade para quem ainda não assistiu à Criança Viada ou de Como Me Disseram que Eu Era Gay.

No espetáculo, o ator Vinícius Bustani usa de sua própria história, com muito humor, para falar das dificuldades de crescer sentindo-se diferente. As apresentações serão às sextas e sábados de 7 a 29 de setembro.

A música é representada pelo Diva Box. No palco, o trio formado por Gleison Richelle, Mario Bezerra e Fernando Ishiruji faz homenagem a Cazuza.

Os artistas fazem releituras de sucessos como Todo Amor que Houver Nessa Vida e O Tempo Não Para fazendo mashups e incluindo bases de cantoras como Amy Winehouse e Lady Gaga.

O trio se apresenta todas as quintas-feiras de setembro.

No domingo 16 é a vez da drag queen Frutífera Ilha que apresenta o solo Sargaço, que fala da naturalização da nudez.

Miguel Marques. Foto: Adeloyá Magnoni
Mostra 'Cores e Flores para Tita'. Foto: Miguel Marques por Adeloyá Magnoni

A foto-ativista Adeloyá Magnoni comanda três debates nos dias 12, 19 e 26. Na estreia, o tema é Corpóreo e inclui a exibição do documentário Cores e Flores para Tita.

Seguem-se os bate-papos Sexualidades Monodissidentes, que fala, por exemplo, de bissexualidade e pansexualidade, e Percepções Tardias das Dissidências Sexuais.

A mesma Adeloyá assina a exposição Cores e Flores para Tita, que denuncia a violência contra pessoas trans, e fica em cartaz durante todo o mês no espaço.

Mais informações sobre cada uma das atrações estão em nossa Agenda.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.