Intérprete não-binário, Asia Kate Dillon preferiu se inscrever em uma categoria masculina na próxima edição do Emmy.
Curta o Guia Gay Salvador no Facebook
Dillon, conhecido como Taylor na série Billions, da Showtime, e Brandy em Orange Is the New Black, refere a si próprio com pronomes como "they" e "them". Quando o Showtime lhe perguntou em qual categoria o canal deveria submeter o seu trabalho para que pudesse ser indicado pelos colegas, Dillon não conseguiu responder.
Ele, então, escreveu para a Academia de Televisão - que organiza o Emmy - questionando o porquê de ainda existir divisão entre "melhor ator" e "melhor atriz", afirmando que não há espaço para uma pessoa que não se encaixa no sistema binário de classificação.
De acordo com a Variety, a academia lhe respondeu rapidamente dizendo que qualquer pessoa pode se submeter a qualquer categoria pelo motivo que quiser. "A Academia de Televisão celebra a inclusão, e como discutimos com Asia, não há exigência de gênero para as várias categorias de intérpretes", disseram os organizadores. "Asia é livre para escolher a categoria em que deseja entrar."
Dillon escolheu então entrar na categoria ator coadjuvante porque em inglês "actor" apesar de normalmente ser atribuída aos homens, pode também incluir mulheres e, portanto, diversos gêneros. Já "actress" é específico para mulheres.
Este ano, MTV Movie Awards extinguiu as diferenças entre masculino e feminino nas categorias de interpretação. Todos concorrem juntos. Na categoria de intérprete de TV como "best actor in a show" e na de cinema como "best actor in a movie".